Conif participa de seminário internacional sobre educação sustentável

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fortalecer o conceito de desenvolvimento sustentável nas práticas educacionais contribui para a formação de jovens com consciência sobre a importância da conservação ambiental no planeta. Nesse contexto, gestores de diversas partes do mundo participam do seminário "Rumo a uma educação profissional e técnica sustentável", em Metepec, no México. O coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no congresso que encerra nesta sexta-feira, 30 de junho.

 

Idealizado pelo Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica do México (Conalep), o encontro promoveu o debate para a consolidação de programas institucionais com foco na sustentabilidade e na justiça social. A ação atende aos Objetivos da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que em 2015 traçou 17 objetivos e 169 metas a serem realizadas até 2030.

 

A conferência reuniu representantes do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) do México, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Paraguai. A programação tratou de quatro temáticas: introdução à educação e formação técnica e profissional sustentável; investigação verde; cultura institucional sustentável, comunidade e o lugar do trabalho, currículo e a formação sustentável.

 

Jefferson Manhães de Azevedo participou da mesa de trabalho com o tema "Formação profissional para o desenvolvimento sustentável no Brasil e Paraguai", onde apresentou as boas práticas implantadas na Rede Federal como a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão para discussão da sustentabilidade, a instalação de usinas solares nas instituições, além da conscientização ambiental através de aulas práticas. Para ele, o encontro promoveu o compartilhamento de experiências entre os países e proporcionou a oportunidade de proposições conjuntas. "Foi muito enriquecedor poder perceber as várias dimensões da educação profissional sustentável desenvolvidos em diferentes países", ressaltou.

 

O seminário teve início no dia 26 de junho e contou com a presença do secretário-geral do Sistema Conalep, Roger Armando Frias, o diretor-geral da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Presidência do México, Ayuso Audry, do oficial de Programas do Centro Unevoc, Kenneth Barrientos e da representante do Instituto Federal para a Formação Profissional da Alemanha (BiBB, sigla em inglês), Constanza Correa Sarmiento.

 

Fotos: Divulgação Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica do México (Conalep)

 

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966- 7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br