Desenvolvido no Campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o Projeto Integrador é um bom exemplo de como a escola pode trabalhar a abordagem interdisciplinar com os estudantes e inspirar caminhos para práticas pedagógicas inovadoras.

Ofertada sempre no terceiro módulo do curso técnico em Informática, a disciplina Projeto Integrador propõe unir conhecimentos de matérias ofertadas no curso, demonstrar na prática o que os estudantes podem esperar do mercado de trabalho, e ainda, estabelecer um elo com a comunidade da região.

Na última oferta da disciplina, no ano passado, os estudantes desenvolveram sistemas para atender necessidades de informatização de negócios lojistas da cidade de Santa Inês. Como a ideia era trabalhar também as diversas habilidades que um profissional de informática deve ter, inclusive para os negócios, a primeira atividade foi a de sair da sala de aula e ir em busca de clientes.

Com os clientes conquistados, eles realizaram entrevistas para levantar os requisitos básicos para o desenvolvimento dos sistemas. A turma se dividiu em três equipes, de quatro a cinco membros, e cada uma desenvolveu um sistema web para um determinado comerciante da cidade.

“A princípio o grupo decidiu procurar um comércio que pudesse fornecer diferentes informações, pois assim poderíamos pensar em várias formas para atender suas demandas”, relatou o estudante do curso, Flávio Alves, cuja equipe de trabalho atendeu uma loja de artigos variados (utensílios domésticos, eletrônicos, ferramentas, etc), localizada no centro do município de Santa Inês.

“Tivemos, em aula, noções básicas para fazer a entrevista com o cliente, mas a falta de experiência foi um fator de peso na hora de executar a atividade. O nervosismo causou um desconforto inicial, mas com o avanço da entrevista todos foram se sentindo mais à vontade e, com o auxílio do professor, conseguimos obter o máximo de informações do cliente.

Após o contato inicial com o cliente, os estudantes identificaram que a loja tinha uma grande quantidade de produtos, mas nenhum sistema para contagem ou manutenção de estoque. “Tudo era feito em anotações num caderno comum, sem especificações técnicas”, observou o estudante. A partir dessa problemática, eles criaram um sistema para registro de informações como quantidade de produtos comprados e dados de fornecedores e clientes.

Interdisciplinaridade – A proposta do Projeto Integrador também é de atender de forma interdisciplinar outras disciplinas do curso. Para isso, os alunos se organizaram em equipes, criaram uma empresa fictícia do ramo da Tecnologia da Informação (T.I.) e desenvolveram uma política interna de funcionamento para a mesma, envolvendo os conhecimentos adquiridos nas disciplinas “Empreendedorismo e Cooperativismo” e “Sociologia do Trabalho”.

Na segunda etapa do projeto, em que cada empresa fictícia ficou encarregada de desenvolver um programa web para um cliente real da região, eles puderam aplicar os conteúdos das disciplinas de Programação II, Programação Web e Redes de Computadores.

O projeto culminou com apresentação e entrega dos programas aos clientes de cada equipe. “Dessa forma, o projeto serviu, não somente para atingir o seu objetivo principal (integrar todas as disciplinas do módulo), como também serviu para integrar a escola a comunidade, proporcionando aos discentes uma experiência real de mercado de trabalho na área de TI”, destacou o coordenador do projeto, professor Allan Araújo.

Para muitos estudantes do curso, o projeto foi a primeira oportunidade de experiência com o mercado no qual irão atuar após concluírem a formação. “O projeto também nos incentiva a não largar o conhecimento de lado, pois de maneira simples, foi mostrado como podemos trabalhar futuramente e criar nossos próprios projetos”, complementou Flávio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Baiano (IF Baiano)

FaLang translation system by Faboba