Dia Mundial da Habilidade debate a inserção do jovem no mercado de trabalho

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no primeiro semestre de 2017, cerca de 50% das pessoas desempregadas no Brasil possuem idade entre 14 e 24 anos, com ensino médio completo ou inconcluso. A falta de empregabilidade nessa faixa etária é uma realidade mundial. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2015 cerca de 13,1% dos jovens estavam desempregados no mundo. Além dos ociosos, há uma série de indivíduos em subempregos, trabalhando em condições precárias ou enfrentando obstáculos institucionais para desenvolver seus potenciais.

Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu 15 de julho, como o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglês), com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância das competências juvenis e da formação profissional para a inserção qualitativa no mundo do trabalho.

Para celebrar a data, representantes do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) e do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional e Técnica (CEDEFOP), participarão de um workshop, no dia 18 de julho em Bonn, na Alemanha, para debater os desafios enfrentados pelos jovens, bem como apresentar o potencial da educação profissional para o desenvolvimento pessoal e de uma nação.

Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca a importância do WYSD para o fortalecimento da educação profissional no mundo.

“Refletir sobre os altos índices de desemprego entre os jovens possibilita elaborar estratégias com diversos países para a oferta de um ensino cada vez mais qualificado”, pontua. No seminário, ele participará do painel “Diversidade da Educação Profissional e a Permeabilidade Aperfeiçoada”.

Unevoc – O Centro Internacional Unevoc é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para o desenvolvimento e fortalecimento da educação profissional e tecnológica. As atividades acontecem por meio de uma rede mundial de instituições, da qual o Conif é membro desde dezembro de 2016.

 

Nívea Furtado 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br