Dia Mundial da Habilidade debate a inserção do jovem no mercado de trabalho

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no primeiro semestre de 2017, cerca de 50% das pessoas desempregadas no Brasil possuem idade entre 14 e 24 anos, com ensino médio completo ou inconcluso. A falta de empregabilidade nessa faixa etária é uma realidade mundial. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2015 cerca de 13,1% dos jovens estavam desempregados no mundo. Além dos ociosos, há uma série de indivíduos em subempregos, trabalhando em condições precárias ou enfrentando obstáculos institucionais para desenvolver seus potenciais.

Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu 15 de julho, como o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglês), com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância das competências juvenis e da formação profissional para a inserção qualitativa no mundo do trabalho.

Para celebrar a data, representantes do Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) e do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional e Técnica (CEDEFOP), participarão de um workshop, no dia 18 de julho em Bonn, na Alemanha, para debater os desafios enfrentados pelos jovens, bem como apresentar o potencial da educação profissional para o desenvolvimento pessoal e de uma nação.

Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca a importância do WYSD para o fortalecimento da educação profissional no mundo.

“Refletir sobre os altos índices de desemprego entre os jovens possibilita elaborar estratégias com diversos países para a oferta de um ensino cada vez mais qualificado”, pontua. No seminário, ele participará do painel “Diversidade da Educação Profissional e a Permeabilidade Aperfeiçoada”.

Unevoc – O Centro Internacional Unevoc é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para o desenvolvimento e fortalecimento da educação profissional e tecnológica. As atividades acontecem por meio de uma rede mundial de instituições, da qual o Conif é membro desde dezembro de 2016.

 

Nívea Furtado 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br