Estudantes do IFCE embarcam para intercâmbio nos Estados Unidos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“O objetivo do intercâmbio é sair da zona de conforto”. A maturidade das palavras surpreende pela pouca idade de quem as diz: a estudante de Hotelaria do campus de Baturité Mariana Negreiros, de apenas 19 anos. Em julho, ela integra a comitiva de seis estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que embarca para intercâmbio de um ano nos Estados Unidos.

Os alunos foram aprovados na etapa internacional do Community College Initiative Program, patrocinado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA). A seleção dos estudantes foi realizada pela Assessoria de Relações Internacionais do IFCE (Arinter), através de chamada interna ocorrida entre novembro de 2016 e janeiro de 2017.

Como estudante de Hotelaria, Mariana reconhece a importância de estudar in loco em um dos países de maior atração turística mundial. “Estou indo com o objetivo de fazer muitos contatos, tanto profissionais quanto amizades; adquirir o máximo de conhecimento que eu puder e também de culturas, porque é uma coisa que eu sempre tive paixão”, conta. A aluna seguirá para a Valencia Community College, em Orlando, na Flórida, um dos grandes polos turísticos do país.

Ao mesmo tempo em que está cheia de expectativas positivas para a sua primeira experiência internacional, Mariana está “com o coração a mil por hora” por morar longe da família pela primeira vez na vida. “Estamos todos saindo do Brasil como meninos e meninas e vamos voltar como adultos cheios de experiência. Eu nunca morei longe da minha família, vou morar em um lugar onde ninguém fala português com pessoas que eu nunca vi. Vai ser um desenvolvimento muito grande em todos os campos da minha vida”, acredita.

O nervosismo também atinge Adailson Ventura Pereira, do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem do campus de Iguatu, outro selecionado para o programa. “Tem gente que está criando bastante expectativa em mim, pelo fato de eu ser uma pessoa humilde, ter vindo de um sítio, entrado no Instituto e conseguido um intercâmbio”, afirma. Apesar disso, ele espera corresponder as esperanças e agradece ao apoio recebido pela unidade onde estuda.

Além de Mariana e Adailson, também embarcam para os Estados Unidos os seguintes estudantes: Alexandre Teixeira Dias Filho e Francisco Alisson Medeiros da Silveira, do curso de Tecnologia em Hotelaria do campus Fortaleza; Andrea Lima Maciel, da Tecnologia em Processos Ambientais do campus Camocim e Lara Jessica da Silva Pontes, da Tecnologia em Redes de Computadores do campus Jaguaribe.

Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, a Instituição tem atuado em várias frentes para garantir aos estudantes oportunidades de estudar fora do País. "Olha, seja por meio de parcerias com outras instituições ou por meio de iniciativas próprias, como é o caso do Programa IFCE Internacional, que destinamos recentemente 12 bolsas de estudos, a gente tem avançado nessa área e nos tornado referência para os demais institutos federais do País", afirmou.

Parte dos alunos embarcou na tarde dessa sexta-feira, 14/7, no aeroporto internacional Pinto Martins de Fortaleza cercado de amigos, professores e de familiares, bem como do assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho. Adailson Ventura e Andrea Lima Maciel seguiram viagem nesse domingo, 16/7, também para os Estados Unidos.

SOBRE O PROGRAMA

O Community College Initiative Program oferece bolsas de estudo em faculdades comunitárias pelo período de um ano acadêmico nos EUA para estudantes de cursos superiores tecnológicos, propiciando oportunidades para estágios profissionais, aprendizagem em serviços e envolvimento com a comunidade.

A bolsa de estudos disponibiliza curso intensivo de inglês com duração de quatro semanas antes do início do ano acadêmico; alojamento e alimentação durante todo o período do programa; taxas escolares; auxílio mensal para cobrir as despesas adicionais de estadia durante o programa; transporte de ida e volta aos EUA e seguro saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br