Servidores do Ifac terão orientações sobre prevenção de LER/DORT

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com o objetivo de desenvolver ações coletivas de caráter preventivo à Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), realiza intervenção ergonômica com servidores da Reitoria.

As atividades têm por finalidade conscientizar os servidores do Ifac sobre a importância de conhecer os principais fatores de riscos à LER/DORT, bem como ensinar a reconhecer os sintomas e promover autocuidados laborais, principalmente quanto à postura inadequada.

Além disso, as informações visam orientar e conscientizar os profissionais quanto aos hábitos posturais saudáveis no ambiente de trabalho, alertar quanto aos riscos decorrentes de movimentos e posturas inadequadas e detectar e reduzir os fatores de riscos à LER/DORT.

“Dentre os principais riscos estão os ergonômicos e posturais responsáveis por diversas patologias do sistema musculoesqueléticos caracterizado nas terminologias de LER/DORT”, diz a fisioterapeuta da Cosvi e coordenadora da ação, Roneres Costa.

Programa de prevenção – A intervenção ergonômica no Ifac é parte integrante do Programa Preventivo à LER/DORT que tem como slogan “LER/DORT – Saiba com prevenir!”. O programa busca atender a qualidade de vida no trabalho, um dos temas mais abordados atualmente, quando o assunto é saúde e assistência ao trabalhador.

“As ações serão desenvolvidas com diversas medidas preventivas e assistenciais em prol de preservar e reduzir os riscos advindos do ambiente de trabalho a que estão expostos quando existe sobrecargas ou inadequações no ambiente laboral”, enfatiza a fisioterapeuta.

Segundo Roneres Costa, os campi serão contemplados através de dicas posturais e ergonômicas, por meio do e-mail institucional e de mensagens no acesso ao SIGs (SIPAC, SIGRH e SIGAA). "Os servidores podem abraçar a causa e publicar fotos em redes sociais através de postagem usando #IFACprevinelerdort. Ao longo do ano serão desenvolvidas diversas atividades de caráter preventivo com essa abordagem".

São parceiros na realização das atividades a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Proinp), a Diretoria Sistêmica de Comunicação (DSCOM), a Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação (DSGTI) e o curso de Fisioterapia da Uninorte.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br