O professor de Educação Física Flávio Melo, do Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi convidado a ser o representante nacional do Handebol em Cadeira de Rodas da Confederação Brasileira (CBHb), no Grupo de Trabalho (GT) sobre a modalidade em Cadeira de Rodas da Federação Internacional de Handebol (IHF). No último sábado, 26/10, ele representou o Brasil no 1st Wheelchair Handball Working Group Meeting na cidade de Basel, na Suíça.

O objetivo do grupo de trabalho é discutir as formatações, políticas, unificação de regras e direcionamentos para a modalidade no mundo.

O convite para a função partiu do próprio presidente da Confederação Brasileira, Ricardo Souza, tendo como critério um profissional de Educação Física que tivesse pesquisa e experiência na área, requisitos preenchidos pelo docente do Ifal, já que seu mestrado e doutorado são direcionados à Educação Especial e por Flávio ter atuação, também, como auxiliar técnico da Seleção Brasileira em 2013.

“O Brasil é uma das maiores potências no mundo e hoje tem o maior número de pessoas praticando esta modalidade, por isso é importante esta representação neste grupo de trabalho. Foi uma experiência maravilhosa porque discutimos desde questões históricas às questões das competições realizadas mundialmente”, ressalta o professor, que lembra que o Brasil possui hoje 7% de sua população com algum tipo de deficiência física.

Além disso, no evento, foram discutidas as unificações de regras mundiais e os próximos passos para a modalidade, como a confirmação do próximo Campeonato Mundial, previsto para 2021 na Espanha.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

FaLang translation system by Faboba