Ifes recebe aula inaugural do ProfEPT

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória, realizou nessa segunda-feira, 7/8, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O curso semipresencial é ofertado em rede por 18 instituições de todo o Brasil. O evento contou com a participação de estudantes, professores e representantes de entidades ligadas à área.

Com o tema “Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional”, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Dante Henrique Moura, ministrou a palestra de abertura.

O docente abordou a base conceitual da educação profissional e tecnológica a partir da reflexão sobre os projetos de sociedade que estão em disputa atualmente no País. Para ele, “a educação tem diferentes papéis a desempenhar, podendo ser um instrumento de conformação ou uma ferramenta para a formação de indivíduos capazes de compreender e refletir sobre a realidade”.

Programa – Coordenado pelo Ifes, o ProfEPT foi idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e elaborado pelos integrantes do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Forpog).

Presente na aula inaugural, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, afirmou a importância do processo de verticalização do ensino nas instituições da Rede Federal.  “Vai ter pós-graduação em todos os campi, no Brasil inteiro, então vamos fazer a democracia que é necessária também na pós-graduação”, apontou.

De acordo com o coordenador do ProfEPT e diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Freitas, o trabalho realizado em Rede é o maior diferencial do programa. “Todas as decisões são compartilhadas. A gente tem um desejo muito grande de que esse mestrado contribua com a sociedade naquilo que a gente faz de melhor, que é educação profissional e tecnológica”.

Também participaram da palestra o diretor do campus Vitória, Ricardo Paiva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có; o coordenador do Forpog, José Pinheiro de Queiroz Neto; a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento; a coordenadora da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Tania de Araújo-Jorge; e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, José Antônio Bufon.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – adaptada

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br