Estudantes do Ifal lançam clipe em Libras

Fortalece aí que agora tem música alagoana acessível para surdos. Isso mesmo! A iniciativa é do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Marechal Deodoro, onde a chegada da primeira estudante surda, em 2017, tem estimulado debates e atividades sobre acessibilidade.

A escola aproveitou o Dia do Estudante para lançar um clipe gravado com alunos e servidores interpretando uma música na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A canção escolhida foi “Fortalece Aí” e o clipe tem a participação especial do cantor Wado, que também precisou aprender um pouco dos sinais para as gravações.

“Nunca tive contato com a Libras e nunca tinha me ocorrido também que as letras das canções pudessem ser acessíveis aos surdos por essa linguagem. É uma estreia para mim. Acho que a ideia foi muito sagaz e os estudantes são muito talentosos”, comentou Wado sobre o trabalho.

Curso gratuito – O clipe faz parte do projeto “Escola em Libras” e vem sendo preparado desde o mês de maio, quando o primeiro curso de Introdução à Libras foi encerrado no campus. “Vamos abrir duas novas turmas na segunda-feira, abertas para a comunidade externa. Queremos incentivar a aprendizagem da Libras para que surdos e ouvintes sejam cada vez mais integrados na escola”, explica Diogo Oliveira, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) e coordenador do projeto, junto com o setor de Comunicação do campus.

A gravação do clipe foi feita nos dias 19 e 21 de julho em locações na própria escola e no Centro Histórico de Marechal Deodoro e contou com o apoio de voluntários: a interpretação da música foi feita pelo estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Vinícius Leonel, de 18 anos; a Prefeitura Municipal cedeu imagens aéreas de pontos históricos da cidade; e o Piracema Studio fez a montagem da obra.

Confira o clipe e aprenda Libras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Alagoas 

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br