LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

IFNMG recebe intercambista italiano

Não tem data mais oportuna para conhecer um pouco da história de Montes Claros que o mês de agosto: o mês dos catopês, dos marujos, dos caboclinhos e das fitas coloridas que enfeitam as principais ruas do centro da maior cidade do Norte de Minas. O intercambista Vincenzo Cassetta, 16 anos, chegou há dez dias, e já sentiu todo esse clima. Foi recepcionado pela animação que o mês de agosto traz consigo. Terá muito o que aproveitar durante os três meses de intercâmbio na cidade.

A vinda do jovem estudante foi possível graças a uma parceria da AFS Intercultura Brasil com o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG). A AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos que organiza os trâmites de viagens de intercâmbio, contando, para isso, com famílias voluntárias que hospedam os intercambistas.

Vincenzo é da cidade de Andria, da região da Puglia, província de Barletta-Andria-Trani, e está estudando no IFNMG, campus Montes Claros, onde terá que cumprir todas as obrigações que os alunos do terceiro ano do ensino médio, do curso técnico integrado em Química, cumprem.

Para o presidente da AFS Comitê Montes Claros, Carlos Tavares, toda essa imersão na cultura brasileira, especificamente, na cultura do Norte de Minas, proporcionará que Vincenzo desenvolva suas habilidades pessoais, interpessoais, cultural e global.

Em um momento de integralização entre Vincenzo e seus colegas do IFNMG, Carlos aproveitou para apresentar a importância de fazer um intercâmbio. “Conquistar a independência, adquirir conhecimento, ter uma experiência de vida em outro país, aprender a administrar o novo e superar as dificuldades”.

A coordenadora do Programa Idioma sem Fronteiras no IFNMG, Roberta Silva Santos, destaca que é a primeira vez que o Instituto está recebendo um intercambista por meio da parceria com a AFS. “Somos pioneiros, enquanto Instituto Federal, na assinatura desse convênio”, afirma Roberta.

Momento de integralização – A fim de promover um momento de acolhimento e de integração do Vincenzo com sua turma pelos próximos meses, a Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG organizou um encontro para explicar aos colegas do intercambista como funcionará todo o processo de imersão do italiano no Instituto.

“Esse momento de integralização foi pensado por causa das outras experiências com os estrangeiros que já recebemos. O primeiro impacto dos intercambistas que chegam no IFNMG é uma insegurança, uma vergonha, o que a gente deseja é romper com essa barreira, oportunizando um momento de acolhimento pela turma que recebe o intercambista”, explica a servidora.

Durante a ocasião, foram realizadas dinâmicas mostrando as características e as peculiaridades da nossa região. Com menos de duas semanas, Vincenzo já está se saindo muito bem. Já sabe o que é açaí, pequi, feijoada, feijão tropeiro e até arrisca algumas frases em português. Inclusive, aprender o idioma é um dos seus principais objetivos. “Será uma boa experiência que mudará minha vida. Vou aprender muitas coisas”, diz o italiano. A bolsista de gestão em Ciência e Tecnologia da Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, Gabriella Fonseca, garante: “Em três meses dá para aprender muita coisa”. Não vão faltar pessoas que o motivem a concluir sua experiência no Brasil. “Nossa turma é muito calorosa. Será uma experiência mútua. Já estamos todos sensibilizados para ajudá-lo”, assegura a estudante Anne Beatriz Mendes Ruas.

Para conhecer mais sobre a AFS, cadastrar-se como família voluntária ou realizar um intercâmbio, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br