Painel de Indicadores: Ifro disponibiliza tecnologia para o Conif

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A partir de Acordo de Cooperação Técnica assinado neste mês de agosto, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) cedeu direito de uso do software “Painel de Indicadores” para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O sistema será customizado e servirá de base para concentrar informações gerais da Rede. A ferramenta de gestão estratégica recebe dados de sistemas do Governo Federal nas áreas acadêmica, de recursos humanos e de infraestrutura.

De acordo com o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia, a customização da primeira versão do painel será concluída ainda em 2017, trazendo novos indicadores. “Neste primeiro momento, além dos números de gestão acadêmica e de pessoal, trabalharemos também com os dados das Relações Internacionais e de Desenvolvimento Institucional. Para 2018, nossa meta será a inclusão de informações orçamentárias”, afirma, destacando que outros temas importantes serão gradativamente incorporados.

Para o reitor Uberlando Tiburtino Leite, essa cooperação demonstra o reconhecimento do trabalho dos professores e técnico-administrativos do Ifro. “De forma prática, a adoção do nosso Painel de Indicadores pelo Conif significa a criação de oportunidades para que as tecnologias desenvolvidas pelos nossos servidores possam ser disseminadas em toda a Rede Federal de Educação Tecnológica, bem como por outras instituições e órgãos nacionais e mesmo internacionais que mantêm parcerias com o Conselho Nacional”, comenta.

Painel de Indicadores – Executada a partir de 2015, a ferramenta que faz o acompanhamento dos indicadores institucionais ganhou referência na Rede Federal. Nesse sentido, o diretor de Tecnologia da Informação do Ifro, Fábio Mamoré Conde, destaca: “assim, começamos a ampliar a transparência, a partir de uma ferramenta que teve início aqui no Instituto Federal de Rondônia. Isso já marca uma solução que atende o Instituto e agora atenderá a Rede, abrindo benefícios para a população porque vai ter transparência em relação aos dados”. 

No Ifro, o software é composto de informações oriundas do sistema acadêmico próprio (ensino presencial), base de dados Moodle (ensino a distância) e sistemas do Governo Federal (Siape, Sistec e Siafi). A proposta surgiu no fim de 2014, com o objetivo de facilitar o processo de coleta de subsídios que estavam descentralizados em diferentes sistemas. A tecnologia desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) contempla diversos elementos – gestão de pessoas, matrículas, processos seletivos, evasão, retenção e êxito dos alunos – que auxiliam nas decisões gerenciais e estratégicas da instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – adaptada

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br