CNF 0365O acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi o destaque do último encontro de 2019 do Fórum da Educação no Campo (Forcampo). Os membros do Fórum se reuniram em Brasília, de 27 a 28 de novembro na sede do Conif. Ao todo, 22 instituições da Rede Federal foram representadas na reunião.

No primeiro dia do encontro, os técnicos da Embrapa detalharam os termos do convênio que trata dentre outras ações, da instalação de Unidades de Referências Tecnológicas nos Institutos Federais, com a finalidade de incrementar a inclusão tecnológica da educação no campo.

Na oportunidade, os integrantes do Fórum sanaram dúvidas sobre a operacionalização da cooperação técnica, que prevê ainda a disponibilização de parte do acervo de publicações e estudos da empresa no site Conif. Além do acesso às plataformas de conhecimento, docentes e discentes poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais melhoradas geneticamente.

O Forcampo também avaliou as atividades realizadas ao longo deste ano e aproveitou para planejar as estratégias de trabalho de 2020. Na semana que vem, durante a reunião do Conif, de 3 a 5 de dezembro, a coordenação do apresentará um balanço das ações para os reitores da Câmara Técnica de Educação do Campo. De acordo com o coordenador do Fórum, José Roberto de Paula, a realização do Seminário Nacional da Educação no Campo será a principal meta do grupo para 2020.

“Gostaríamos de ter tirado o encontro do papel neste ano. No entanto, a questão orçamentária foi um impeditivo. Essa ação é imprescindível para fortalecer e consolidar as instituições voltadas à educação no campo dentro da Rede Federal”, analisou José Roberto.

A abertura da reunião contou com a participação do reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida – membro da Câmara da Educação do Campo do Conselho.

OBAP – O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif e reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, participou do segundo dia de reunião do ForCampo e fez um balanço da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2019.

O evento é uma olimpíada científica que reúne estudantes de cursos técnico em agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo é estimular os estudantes a ingressarem no universo técnico-científico, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, de cooperação e de integração. Neste ano, Foz do Iguaçu foi escolhida como sede da disputa realizada pelo IFSULDEMINAS em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Forcampo – O Fórum de Educação do Campo é um órgão de assessoramento do Conselho, composto por um representante de cada instituição da Rede Federal que possui campus agrícola.

 

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7201

FaLang translation system by Faboba