Reditec 2017: Oportunidade para discutir a educação que queremos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Expor ideias, refletir sobre questões políticas que afetam a comunidade acadêmica e buscar soluções práticas por meio do debate são objetivos da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O encontro anual é a oportunidade de reunir em um único espaço gestores de todas as partes do País em favor de um ensino público, gratuito e de excelência para jovens e adultos de diferentes realidades do Brasil.

Com a intenção de amenizar as assimetrias regionais, a reunião é sediada por instituições de todos os Estados brasileiros. Em 2017, o anfitrião da 41ª Reditec será o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que reunirá cerca de 1.100 participantes em João Pessoa, de 20 a 23 de novembro.

“Educação Profissional: acesso, permanência e êxito” é o tema principal da Reditec deste ano, que será composta por palestras, mesas-redondas e mostra de experiências exitosas nas áreas administrativa, internacional, de ensino, da pesquisa e da extensão. A ideia é que educadores compartilhem iniciativas bem-sucedidas que foram desenvolvidas em suas instituições e, consequentemente, sejam reproduzidas em outras localidades.

Os dirigentes dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II podem fazer a inscrição para a Reditec até 22/9. Os interessados em participar da mostra de experiências exitosas poderão inscrever os trabalhos no site do evento até 28 de setembro.

Para a coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Carla Comerlato Jardim, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a apresentação de experiências exitosas é um dos momentos mais relevantes na programação da Reditec, pois possibilita o compartilhamento de boas práticas realizadas nos campi.

“É muito importante que as unidades que compõem a Rede inscrevam seus trabalhos na Reditec 2017 e, dessa forma, possam contribuir com a difusão de processos e práticas qualificadoras para a educação profissional e tecnológica do País”, pontua Carla Jardim.

A Reditec é promovida pelo Conif, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O encontro ocorrerá no Centro de Convenções do Estado da Paraíba.

Outros eventos – Paralelo a reunião dos dirigentes, o IFPB promoverá o II Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF), o II Seminário de Inovação Tecnológica (SINTIF), o II Encontro de Educação a Distância (EEaD), Competição de Robótica, Mostra de Extensão e apresentações culturais. Todos os eventos serão abertos ao público, a representantes de entidades governamentais e da sociedade civil organizada.

Acesse aqui para fazer a inscrição.

Verifique a programação do evento.

 

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br