“Eu achava que a madeira era para fazer cadeira, porta, fogo, etc. Hoje eu sei que é uma matéria-prima é valiosa e importante para a sociedade. Com a capacitação, no Campus Jacareí do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), muita coisa mudou para mim e quero aplicar isso no meu país, Moçambique”. O depoimento de Miguel Franque, representante dos formadores moçambicanos, sintetiza como a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pode, por meio da internacionalização, transformar vidas no Brasil e fora dele. O modelo de ensino tem contribuído para que avanços ocorram também na área educacional de outras regiões do mundo.

Esta semana dez formadores moçambicanos concluíram o aperfeiçoamento de suas habilidades na área de design de interiores. A primeira fase do intercâmbio de conhecimento entre instituições brasileiras e moçambicanas ocorreu de 16 de setembro a 29 de novembro. Os docentes estrangeiros acessaram informações teórico-práticas que possibilitarão o manejo da madeira em termos de planejamento e arranjo de ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade e também a utilização do material no âmbito da construção civil.  

Segundo a coordenadora do projeto no IFSP, Giorgia Suzumura, a capacitação envolveu recursos humanos e saberes além do que estava previsto no projeto original, dado o interesse dos profissionais da unidade pela troca de experiências. “Os formadores moçambicanos aprenderam muito, mas nós também aprendemos bastante com a cultura deles. Acredito que a educação não tem limites, não tem fronteiras, e esse curso permitiu e deixou isso claro”, afirmou a servidora.

A segunda etapa da formação está prevista para ser realizada em 2020 em Moçambique e será voltada para a parte prática. A qualificação foi viabilizada por meio da parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o IFSP, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), e os órgãos moçambicanos: o Ministério da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP), e a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP).

O analista de projetos da ABC, Bruno Maciel, destacou o fato de os parceiros nacionais compreenderem as demandas do projeto e dos atores internacionais.

“Para a Agência é extremamente importante trabalhar com instituições que entendam as complexidades da cooperação técnica internacional e que, ao mesmo tempo, entreguem resultados concretos. Justamente por isso, o Conif e a Rede Federal são organizações que sempre apreciarei ter como parceiros próximos”, declarou.

A Assessoria Internacional do Conif ressalta que a formação possibilitou ainda o desenvolvimento de competências relacionadas a novas metodologias de ensino e pesquisa e também de relacionamento interpessoal. Para a Assessoria, a experiência poderá nortear a proposição de outras ações conjuntas entre as instituições de educação profissional dos dois países, com envolvimento de estudantes e professores.

A expectativa é de que nos próximos anos seja construído um amplo projeto de cooperação com definição prévia das áreas de interesse e dos objetivos de Moçambique, a fim de que seja possível desenvolver ações/atividades encadeadas e que promovam o incremento da educação profissional do país do sul africano.

“É importante pontuar que ações como essas são de grande relevância para as instituições da rede, uma vez que contribuem para o processo de internacionalização e interculturalismo. Nas próximas iniciativas, há uma grande expectativa de envolvimento de todas as unidades, sendo possível, assim, garantir a perenidade da colaboração interinstitucional seja por meio da mobilidade, da cooperação técnica ou do desenvolvimento de pesquisas conjuntas”, afirmaram os assessores Ana Carolina Oliveira e João Paulo Rotelli.

Histórico de cooperação – Desde 2016, o Conselho tem atuado com vistas à ampliação das parcerias com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na perspectiva da promoção da cooperação horizontal. Em 2017 e 2018 foram implementadas as primeiras ações simplificadas para formação de professores moçambicanos nas áreas de agricultura e mecanização agrícola.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba