IFSP adere ao Programa de Leitores Franceses

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu, o fim de agosto, a visita do Assessor Técnico Internacional do Ministério da Educação (MEC), Vincent Nedelec. Vincent é francês, e atua na área de cooperação universitária. Ele foi ao Instituto apresentar o Programa de Leitores Franceses e estreitar os laços para futuros acordos de cooperação entre o Brasil e a França.

O IFSP aderiu ao Programa de Leitores Franceses por meio da Chamada Pública proposta pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com a embaixada da França. A ideia da Chamada era identificar instituições da Rede Federal interessadas e aptas a receber leitores franceses em seus campi. O plano de trabalho apresentado pelo Instituto foi aprovado, e a partir de 1º de setembro, o campus São Paulo recebe a professora Marie Bathilde Blondet, mestra em Francês como Língua Estrangeira pela Universidade Rennes 2.  

O trabalho desenvolvido por Marie terá a duração de um ano. Ela vai dar cursos livres de francês e ministrar aulas de literatura francesa dentro da disciplina Literatura Ocidental, ofertada na grade do curso de Letras. Além disso, a professora vai desenvolver projetos culturais para divulgar a cultura da França, como, por exemplo, a exibição de filmes produzidos no país.

A Assessora de Relações Internacionais do IFSP, Cynthia Fischer, diz que tanto a visita de Vincent como a vinda de Marie são resultado do trabalho de fortalecimento do contato com vários atores internacionais que a instituição vem desenvolvendo. “Para o Instituto, que foca em inovação, pesquisa, ensino e extensão, essas são excelentes oportunidades de trocar experiências e de enriquecer o conhecimento”.

Histórico – De acordo com informações do Conif, a Rede Federal participa do Programa Leitores Franceses desde 2011. Ao todo, 18 instituições já adotaram a iniciativa, que resultou na valorização do processo de internacionalização e na oferta de curso de língua francesa, além do debate sobre a importância do intercâmbio para o desenvolvimento institucional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br