Ifro discute estratégia, comunicação e tecnologia

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Foi realizado de 4 a 6 de setembro no Instituto Federal de Rondônia (Ifro) o II Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia (Conect).  Neste ano o encontro tem como tema Gestão e Sustentabilidade.  O encontro reuniu 140 pessoas no auditório do campus Porto Velho Zona Norte, especialmente gestores de todos os campi e da reitoria e os servidores ligados às áreas de tecnologia da informação, desenvolvimento institucional e comunicação.

O reitor Uberlando Tiburtino Leite acredita que os debates desta segunda edição do evento estão muito atualizados diante da realidade vivenciada pelos institutos federais. Segundo ele, os “temas e ações que naturalmente perpassam pelo objetivo do evento: estratégia, comunicação e tecnologia têm tudo a ver com essa fase de reestruturação do instituto federal e da gestão pública como um todo. Assim como todas as outras instituições por um momento extremamente difícil da nossa história. Tivemos inicialmente as instituições com aporte financeiro interessante, mas a partir de agora, com a restrição orçamentária e até de pessoal, há necessidade de trabalhar esses três temas”.

Em sua fala, na mesa de abertura do Congresso, o reitor mostrou pontos de destaque que a instituição tem alcançado no estado de Rondônia e no cenário nacional. “Vocês representam essas três importantes áreas de todos os campi e dão suporte para que as nossas atividades fins (ensino, pesquisa e extensão) mantenham resultados importantes”. Ele lançou ainda o questionamento sobre qual planejamento e qual estratégia deveriam ser adotados para se manter a qualidade atual e, inclusive, elevá-la ainda mais mesmo em conjuntura adversa.

O Conect é Coordenado pela pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Diretoria de Planejamento e Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação) em parceria com a Assessoria de Comunicação e Eventos. “O momento que o País atravessa é de crise e de repensarmos nossas ações. Precisamos estar bem alinhados para que realmente consigamos alcançar nossos objetivos. Estamos trazendo temas como a própria sustentabilidade na gestão. Também estamos trazendo a questão do Observatório que é uma ferramenta de gestão que foi iniciada no ano passado, trazendo para os gestores todo um mapeamento por onde a instituição pode atuar. Estamos trazendo também o SEI, que é uma novidade no Instituto, muita gente se adaptando e sendo exemplo de sustentabilidade, porque estamos economizando papel, impressora, espaço físico e que agiliza muito os trâmites dos processos. Todo esse contexto que estamos trazendo faz parte do nosso dia a dia e estamos congregando aqui os principais gestores da instituição”, elenca a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos.

Para o Diretor de Planejamento, Leonardo Araújo, a importância de se pensar conjuntamente as áreas distintas, mas interligadas e interdependentes, está justamente na construção integrada para tomada de decisões inovadoras que aproximem a sociedade e o setor produtivo. “No planejamento precisamos construir ideias que vão se alinhar na organização por meio da comunicação. Hoje, quando pensamos no trabalho e alcance de estratégias organizacionais não podemos trabalhar isso apartado da tecnologia. É a tecnologia que permite alcançar resultados mais rápidos e eficientes, e inclusive até otimizar o processo de comunicação”, explica.

Ao dar boas-vindas durante a abertura do Conect, o diretor-geral do campus Porto Velho Zona Norte, Gilberto Laske, falou sobre a importância de se divulgar a missão institucional de forma que o público possa alcançar as ferramentas de obtenção de sucesso profissional. E a Assessora de Comunicação e Eventos, Janaina Ferri Candéa, mostrou que desde o primeiro Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia do Ifro foram implantadas novas funções no portal institucional e feitas reformulações para abrigar mais informações, e ainda as ações a serem implantadas, como a política de comunicação. “Ao levar mais informações a todos contribuímos para melhorar a visualização da marca do IFRO e assim também aumentar as inscrições no processo seletivo, por exemplo”, diz Janaina.

Sustentabilidade – A primeira palestra foi com Marco Antônio Juliatto, representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que falou sobre “Gestão e Sustentabilidade - um olhar da SETEC sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Juliatto faz parte da diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e afirma que o convite para a palestra foi muito oportuno.  A partir das mudanças ocorridas no governo em 2016, “tivemos uma visão diferente dentro da Setec, de buscar fazer diagnósticos e tentar identificar de que forma a rede de educação profissional e tecnológica vem procurando trabalhar essa temática de gestão e sustentabilidade. Não é novidade para ninguém que passamos por uma situação econômica diferente do que foi nos últimos doze anos, quando tínhamos recursos para todos nossos projetos, para expansão, para reforma, para tudo. Hoje passamos dificuldades com orçamento e na época da dificuldade mais necessária se faz as questões de gestão eficiente e eficaz dos recursos e a sustentabilidade desses processos”, comenta.

Serviços como o de vigilância, limpeza, apoio e terceirizado, gastos com água, energia, material de consumo, implantação de sistemas mais eficientes, estão sendo estudados pela Ssetec/MEC para uma gestão para a sustentabilidade: “A partir desse trabalho de diagnóstico feito, identificamos uma série de oportunidades para que a rede possa se engajar aos projetos de governo federal, da Esplanada Sustentável e da própria sustentabilidade, da Agenda A3P, ou seja, projetos que já existiam e estão sendo retomados. E ligado a isso todas as questões vinculadas a eficiência e eficácia do gasto público”, afirma Juliatto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Rondônia (Ifro)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br