A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a oferta do primeiro curso de doutorado profissional nos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) e do Amazonas (Ifam). Com a anuência, agora a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contabiliza cinco institutos que disponibilizam a modalidade no âmbito da pós-graduação stricto sensu. As outras instituições são os Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ), Fluminense (IFF) e do Rio Grande do Norte (IFRN).

No Ifes, o curso será viabilizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), no Campus Vila Velha, a partir do segundo semestre do 2020. A quantidade de vagas será definida no mês fevereiro, quando também serão credenciados os orientadores do programa.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto, André Romero da Silva, a conquista é um divisor águas na história do Ifes. “Com o primeiro doutorado alcançamos a verticalização em sua plenitude”, afirmou.

O doutorado profissional no Ifam será o primeiro de um instituto federal na Região Norte do País. O edital do curso do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico tem previsão de lançamento no primeiro semestre do ano que vem, com disponibilização de até 25 vagas, no Campus Manaus Centro.

A conquista, para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifam, José Pinheiro de Queiroz Neto, é um marco histórico que vai além da Instituição. “O consentimento da Capes é fruto de um trabalho e dedicação de mais de seis anos de professores e gestores. É um grande passo para a Rede Federal. Há carência de cursos de doutorado na nossa localidade, e com isso reduziremos desigualdades”, pontuou.

Para Arthur Pereira Frantz, coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a aprovação do Ifes e do Ifam fortalece a proposta de verticalização na Rede Federal.  

“Entendo a outorga da Capes como um reconhecimento da qualidade dos cursos de pós-graduação do nosso modelo de ensino, sendo uma decisão que reitera o nosso compromisso com a formação de quadros para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, categorizou Arthur Pereira Frantz – pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A questão também foi reforçada pelo secretário do Fórum e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF), Vicente Oliveira. “O doutorado profissional completa o perfil das instituições da rede no que diz respeito à verticalização, ou seja, a oferta de cursos desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação. Ressalto a relevância dessa modalidade de doutorado que capacita profissionais para atuarem no setor produtivo, impactando de sobremaneira as realidades regionais”, ressaltou.

Com informações das Assessorias de Comunicação dos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) e do Amazonas (Ifam)

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba