IFPI: Alunos de Geoprocessamento realizam mapeamento no cânion do rio Poty

Alunos do curso de tecnologia em Geoprocessamento (Campus Teresina Central) realizaram, no período de 4 a 6 de setembro, o mapeamento do Parque Municipal da Pedra do Castelo e sítios arqueológicos do cânion do Poty, nos municípios de Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, região norte do Piauí.

A atividade foi feita com o apoio do IPHAN e das prefeituras de Buriti dos Montes e de Castelo do Piauí, com o objetivo de gerar dados para produção de artigos científicos e para auxiliar as prefeituras na gestão do turismo local.

Foram implantados marcos geodésicos nos principais pontos do complexo, além de mapeamento das trilhas na região do baixo cânion e aerolevantamento com veículo aéreo não tripulado, para gerar mosaico de imagens e a modelagem do terreno.

Em outra etapa da atividade, serão feitas palestras abertas ao público em geral, nos dois municípios. Os dados georreferenciados servirão, principalmente, para subsidiar empreendimentos que queiram se instalar na região, assim como para dar suporte às ações de conservação, fiscalização e monitoramento.

Com informações do Portal Buriti

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br