O Parque Nacional da Serra do Divisor, que fica localizado entre a fronteira do Acre com o Peru, conta agora com condutores de turismo ecológico. Os novos profissionais foram capacitados pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) e, no início deste mês, receberam os certificados. Além disso, os mais de 30 condutores também receberam, pela Marinha do Brasil, carteiras de habilitação de condutores náuticos.

Conforme explica o coordenador do curso, que também é professor do Ifac em Cruzeiro do Sul, Paulo Costa de Moura, o objetivo da capacitação foi trazer conhecimentos técnicos e ampliar a qualidade de atendimento na condução dos turistas que visitam a Serra do Divisor. As aulas, que tiveram início em 2018, contaram com atividades teóricas e práticas e foram realizadas em meio às paisagens naturais, cachoeiras, grutas e trilhas do local.

“Acredito que todos que participaram da capacitação conseguiram incorporar a formação e qualificação profissional proporcionada pelo Ifac e demais instituições parceiras. A qualificação que a comunidade recebeu já está sendo percebida por todos que visitam a Serra do Divisor. Tenho muito orgulho de poder trabalhar com amor, carinho e garra. Tenho certeza que essa formação vai contribuir para o dia a dia de cada um”, afirmou.

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a cerimônia de certificação dos novos condutores de turismo ecológico é reflexo do compromisso da instituição em levar educação para as comunidades acreanas. “É com muito orgulho e felicidade que realizamos essa certificação. Participar deste momento só prova que a nossa Instituição está no caminho certo, levando cada vez mais educação para o Acre. Aproveito a oportunidade para agradecer todos os nossos alunos, parceiros e também o Campus Cruzeiro do Sul, em especial os professores Paulo Moura e Rodrigo Marciente”.

Para o prefeito de Mâncio Lima, o curso ministrado pelo Ifac aos moradores da comunidade Pé da Serra trouxe novas possibilidades de trabalhos, como também ampliou a qualidade do turismo local. “A partir de agora eles estão habilitados para fazer esse trabalho e temos certeza que teremos um novo momento para os moradores do Pé da Serra”, destacou.

Chefe do Parque Nacional da Serra do Divisor, Aécio Silva dos Santos, também sublinhou a importância da capacitação para a comunidade Pé da Serra, como também o conhecimento repassado aos moradores. “O curso de condutor de turismo ecológico tem como principal característica o conhecimento e isso é muito pessoal. Tenho certeza que essa certificação é início de um trabalho de valorização das pessoas que residem na região”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

FaLang translation system by Faboba