Qual é o futuro da moda? Algumas pistas para responder a essa pergunta serão apresentadas no próximo dia 30/11, a partir das 20h, no Praiano Centro de Eventos de Araranguá. É lá que acontece o I’Fashion 2019, desfile das formandas do curso superior de Design de Moda do Campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Neste ano, o evento tem como tema “O futuro da moda: caminhos para a responsabilidade socioambiental” e traz coleções de 20 designers que se inspiraram em artistas e artesãos da região para pensar uma moda inovadora, inclusiva e sustentável.

O I’Fashion é realizado anualmente pelo curso superior de tecnologia em Design de Moda do campus. O objetivo do evento é difundir novas ideias na área da moda e apresentar à comunidade os futuros profissionais formados pelo IFSC. Em 2019, além do desfile, o Ifashion contou com uma programação científica, realizada nos dias 19 e 20 de novembro, com a apresentação de pesquisas acadêmicas, palestras e workshops.

Uma das novidades do desfile deste ano está na interação com artistas e artesãos que atuam na região de Araranguá. As formandas de Design de Moda foram desafiadas pelas professoras Rafaela Soratto e Grazi Kauling, da disciplina de Desenvolvimento de Coleção Avançado, a buscarem referências na criatividade local para elaborarem coleções inovadoras e que projetassem um futuro da moda consciente e sustentável, baseada nos conceitos da economia criativa.

“Cada aluna trabalhou em conjunto com um artesão, introduzindo nas coleções o que eles produzem. Tivemos trabalhos em forma de estampa, acessórios. A ideia de trabalhar em conjunto foi justamente pensando na questão da economia criativa, trabalhando com sustentabilidade, inclusão social e diversidade cultural, gerando assim inovação”, explica a professora Rafaela Soratto. “Saíram trabalhos lindíssimos e esperamos contar com a presença de todos. Nosso objetivo é fazer com que o aluno pense, pegue a riqueza da região, o que as pessoas estão produzindo aqui, para transformar em produtos diferenciados, ainda não vistos”, conclui.

As coleções elaboradas pelas estudantes de Design de Moda variam entre o tradicional, o contemporâneo e o futurista, viajando pelo universo urbano, rural e popular, além de trazer reflexões sobre gênero, religiosidade e etnia.

O evento é gratuito e aberto ao público. A revista digital do I’Fashion 2019, com as 20 coleções que serão apresentadas, está disponível para download. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

FaLang translation system by Faboba