O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) firmou, recentemente, Acordos Gerais de Cooperação Internacional com as universidades de Aveiro, em Portugal, e de Salamanca, na Espanha, que preveem, entre outras ações, a oferta de cursos de doutorado na área de Informática aos docentes da instituição. Os termos foram finalizados no início deste mês, durante missão internacional do reitor Luiz Simão Staszczak.

"Oferecemos cursos técnicos em Informática nos dez campi, além de cursos de graduação nessa área na maior parte das unidades, por isso a demanda por doutorado entre os nossos docentes é uma realidade. Além disso, a titulação stricto sensu dos professores é de extrema importância tanto para avaliação de nossos cursos superiores pela Capes quanto para futuras implantações de programas de pós-graduação no IFMS", ressaltou o reitor.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha, o próximo passo será elaborar os planos de trabalho, o que será feito conjuntamente entre as instituições parceiras.

“Conversamos pessoalmente com os responsáveis pela Escola Superior de Informática, em Aveiro, e com os representantes do grupo de pesquisa na área de computação, em Salamanca. A partir de agora, começaremos a elaborar os planos de trabalho, documentos que irão prever, entre outras especificações, o número de vagas, duração do curso e contrapartidas tanto do IFMS quanto das universidades”, explicou Rocha.

O acordo com a Universidade de Aveiro foi assinado durante a visita do reitor à Portugal. Já o de Salamanca encontra-se em processo de tramitação no departamento jurídico da universidade para definição do foro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

FaLang translation system by Faboba