Nesta terça-feira, 19/11, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, participou do 1º Seminário de Alinhamento da Fase 2 do Projeto “Em Frente, Brasil”.

A proposta foi lançada pelo Governo Federal em agosto deste ano com a finalidade de combater os crimes violentos no País. O seminário, que se encerra amanhã, 20/11, objetiva a apresentação, a análise e a discussão dos Diagnósticos Socioterritoriais de Segurança (DSS), uma das etapas do projeto.

A participação do dirigente no evento é um desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado no mês de abril pelo presidente do Conselho e o secretário Nacional de Segurança Púbica (Senasp), general Guilherme Theophilo.

O acordo, que abarcará municípios das cinco regiões brasileiras, prevê – dentre as ações - o treinamento de agentes de segurança pública para atuarem em atividades preventivas, qualificação que será viabilizada pelas instituições da Rede Federal.

“Essa é uma ação que envolve vários ministérios e a Rede Federal é o vetor principal na construção desse projeto, considerando sua capilaridade e também o corpo de docentes (pesquisadores) para atender às demandas da proposta”, afirmou Jerônimo.    

O 1º Seminário de Alinhamento da Fase 2 do Projeto “Em Frente, Brasil” contou com a apresentação da professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Marizângela Bortolo. A docente é a coordenadora do Diagnóstico Socioterrirorial de Segurança que investiga a capital Goiânia, que tem população superior a 1 milhão e 400 mil habitantes.

Compuseram a mesa de abertura do seminário: o secretário executivo do Ministério da Justiça (MJ), Luiz Pontel; a secretária executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini; o representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Rodrigo Correra Ramiro; o secretário de Operações Integradas (Seopi), Rosalvo Ferreira Franco; o secretário adjunto da Senasp/MJSP, Freibergue Rubem do Nascimento; o diretor de Políticas de Segurança Pública (DPSP/Senasp), Marcelo Aparecido Moreno.

“Em Frente, Brasil” – O projeto propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais.

A iniciativa, que contará com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios, será baseada no diagnóstico e nos índices de criminalidade, sendo que o atendimento às cidades se dará por meio da atuação transversal e multidisciplinar de iniciativas nas áreas da educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e programas sociais do governo.

O projeto tem como foco crimes violentos como: homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, dentre outros.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba