O Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) tem promovido a Agroecologia em escolas do município por meio de uma ação de extensão coordenada pelo engenheiro agrônomo Thiago Andrade Bernini.

A partir de cultivos de hortas, a proposta multidisciplinar tem a intenção de abordar questões de Ecologia, ciclos de vida das plantas e suas funções, a associação de espécies a fatores geográficos e históricos, a composição química do ar, do solo e das plantas, escrita de relatório, dentre outras temáticas.

As atividades do projeto “O ensino da Agroecologia e Educação Multidisciplinar através de hortas em escolas de Pinheiral – RJ” tiveram início em maio deste ano. Professores e alunos do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira conheceram o projeto e participaram de oficinas práticas.

O coordenador do projeto, Thiago Andrade Bernini, defende que a Agroecologia é uma ciência que fornece os princípios para o tratamento de ecossistemas em áreas agrícolas, procurando preservar os recursos naturais e maximizar a reciclagem de energia e nutrientes. Para Thiago, o projeto possibilita a aproximação do IFRJ da comunidade de Pinheiral.

Além do plantio de olerícolas (horticulturas e hortaliças), o projeto cultivará espécies com importância econômica e histórica na região, como bananeira, cana-de-açúcar, café, milho, mandioca e arroz.

A equipe do projeto e os alunos voluntários terão as seguintes atividades durante a ação: avaliação do ambiente e seus recursos; formação de composteira; produção de mudas; preparo da área e plantio, manejo das culturas e colheita. Os produtos das hortas serão destinados aos refeitórios das escolas.

Equipe e apoiadores – Além de Bernini, a equipe conta com a participação da estagiária Taísa Gonçalves Macedo (graduanda do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e ex-aluna do curso técnico em Agropecuária do Campus Pinheiral) e Aline Alice de Lima (professora de História das escolas envolvidas e aluna do curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade do campus).

A ação tem, também, o apoio do IFRJ, através do edital Pró-Extensão e do Programa Institucional de bolsas de incentivo às atividades de extensão (PIBIEX/IFRJ), com a participação da bolsista do segundo ano do curso técnico em Agropecuária, Lara Carvalho de Souza. Destaca-se, ainda, a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do Município de Pinheiral.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

FaLang translation system by Faboba