O e-book “História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena" já está disponível para download gratuito. O livro é resultado de um projeto de extensão realizado em parceria entre os campi Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é contribuir com a preservação da história da comunidade indígena Nhu Porã, de Torres (RS).

O livro reúne histórias e desenhos elaborados pelos estudantes da escola indígena Nhu Porã, relatando o cotidiano da aldeia de forma a preservar e perpetuar a história dos indígenas da comunidade contada por eles mesmos.

Entre maio e setembro de 2018, foram realizados 11 encontros com estudantes de ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar do IFSC e da UFSC, acompanhadas de um professor de arte, cultura e língua guarani. O livro foi desenhado e escrito pelos alunos indígenas com tradução da língua guarani para a língua portuguesa.

Antes do começo dos trabalhos para a elaboração do livro, foram realizadas reuniões com as lideranças e os professores da comunidade, a fim de apresentar o projeto e discutir a metodologia. Durante a execução do trabalho, todas as atividades foram adaptadas à realidade da aldeia, envolvendo também os pais das crianças. O professor indígena Francisco Alves destaca que o livro foi escrito na própria língua. Segundo ele, já foram produzidos vários outros livros sobre a cultura Mbya e escrito por não indígenas e muitas vezes não falam a realidade das aldeias.

No livro, as crianças contam a história da comunidade, como ela se constituiu e as principais atividades desenvolvidas no cotidiano. Temas como estudo, trabalho, cultura e religião fazem parte do relato das crianças, além da importância da preservação da memória.

A íntegra do livro pode ser acessada no: https://rexlab.ufsc.br/projects-with-partners/

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

FaLang translation system by Faboba