O Instituto Federal de Goiás (IFG) inaugurou o Campus Senador Canedo, com a primeira etapa de construção dos prédios finalizada. A unidade terá ainda mais dois blocos, que estão em fase inicial de construção. Eles vão abrigar os laboratórios e equipamentos que servirão aos cursos do eixo tecnológico industrial presentes na unidade.

Para a finalização do Campus, em sua capacidade máxima, são necessários recursos da ordem de R$ 15 milhões, a serem concedidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, segundo explicou o reitor do Instituto, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Uma pequena parte desse valor foi anunciado pelo senador Vanderlan Cardoso, que informou que serão repassados R$ 2 milhões ao Campus ainda este ano.

Sobre a estrutura da unidade, quando totalmente finalizada, terá cerca de oito mil metros quadrados de área construída, em uma área total de 100 mil metros quadrados. “Conclamamos os governos para concluir as obras e etapas para darmos boas condições para a região”, finalizou o reitor.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes Culau.

Campus Senador Canedo – A unidade é a quinta instalada na região metropolitana de Goiânia. Criada a partir da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem como objetivos a promoção do desenvolvimento e a inclusão social, por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.

Senador Canedo foi escolhido para abrigar um Campus porque, apesar do franco desenvolvimento econômico, mais da metade da população possui baixa escolaridade, como mostra o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aproximadamente 54% dos habitantes não têm instrução ou possuem apenas o ensino fundamental incompleto. A população da cidade é estimada em cerca de 115.371 pessoas, segundo dados do IBGE.

O Campus iniciou suas atividades em agosto de 2014, em um espaço cedido pela prefeitura da cidade. A sede definitiva está situada em uma região estratégica, entre os três núcleos habitacionais do município, e encontra-se em fase de implantação, mas com todo corpo acadêmico e administrativo já em funcionamento nesse espaço, cujas atividades iniciaram-se no segundo semestre de 2019.

A unidade possui atualmente cerca de 600 estudantes matriculados, nos cursos: bacharelado em Engenharia de Produção, técnico integrado ao ensino médio em Automação Industrial e Mecânica, técnico integrado da educação de jovens e adultos (EJA) em Refrigeração e Climatização, e cursos de formação de professores na modalidade de educação à distância. No corpo administrativo e no acadêmico, 92 servidores atuam no Campus.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG)

FaLang translation system by Faboba