O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro, a 1ª Reunião Extraordinária de 2019 do Fórum Nacional de Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Acontecendo concomitantemente ao V Seminário de Alinhamento Conceitual do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), no Campus Cariacica, os pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da rede dedicaram o primeiro dia aos debates a respeito do programa. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, a importância dos dois eventos simultâneos foi a convergência de temas de interesse para todas as instituições envolvidas.

Presidida pelo coordenador do fórum, o professor Arthur Pereira Frantz, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Farroupilha, a reunião do dia 7 discutiu, entre outros assuntos, a Indústria 4.0, a curricularização da pesquisa, as Diretrizes de Inovação para a Rede Federal e aprovou o novo regimento do fórum.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes apresentou o Programa Pesquisador de Produtividade – PPP. O programa é destinado aos pesquisadores do instituto e prevê a disponibilização de carga horária, uma iniciativa pioneira na Rede Federal, para a execução de atividades de pesquisa com entregas definidas voltadas a produção bibliográfica, a orientação de alunos, a captação de recurso, a disseminação da pesquisa na instituição e de consultoria e assessoramento.

O encontro aconteceu no dia 6 no Ifes – Campus Cariacica e no dia 7 no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) – Ifes. O Forpog é um órgão de assessoramento do Conif e tem por finalidade a formulação e o desenvolvimento das políticas educacionais relativas à Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

FaLang translation system by Faboba