A 101ª Reunião Ordinária Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada esta semana em Brasília, contou com a participação da diretora para América Latina e África Francófona e Lusófona do Colleges and Institutes Canada (CICan, na sigla em inglês), Marie-Josée Fortin.

Ela apresentou o projeto de pesquisa de avaliação do Programa Mulheres Mil que a instituição canadense pretende executar em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Marie-Josée explicou que a iniciativa visa levantar dados e informações com o objetivo de mensurar os impactos do programa executado no âmbito da Rede Federal para que o CICan possa expandi-lo para outros países de língua portuguesa.

“Foi com grande êxito que a Rede organizou e executou o Programa Mulheres Mil, trazendo inovações no campo da educação profissional e tecnológica. Quero pedir a colaboração de todos vocês, para que possamos fazer esse levantamento”, afirmou.

A servidora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Patrícia Barcelos, que acompanhou a representante do Colleges and Institutes Canada, detalhou como se dará a investigação como etapas, aplicação de questionários etc.

De acordo com as oradoras, o governo canadense vai financiar a investigação. Os resultados do projeto poderão apontar novas áreas para aprofundar a cooperação bilateral na área da educação profissional e tecnológica, bem como a criação de novos laços institucionais.

O Pleno do Conif ratificou a importância da iniciativa e designará os representantes das instituições da Rede que subsidiarão o grupo de estudo liderado pelo Canadá.

Programa Mulheres Mil – Enquanto iniciativa de cooperação internacional, o programa foi criado em 2004 pelo CICan (à época Associação do Colleges Comunitário do Canadá – ACCC) em parceria com 12 institutos federais brasileiros (à época Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefets), das regiões Norte e Nordeste.

A ação mobilizou instituições dos dois países durante a fase piloto, entre elas o Conif (à época Concefet), o Ministério da Educação (MEC), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI). Em 2011, o MEC instituiu o programa nacionalmente, tendo a Rede Federal como referência no País.

Baseado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o Mulheres Mil tem como principais segmentos: possibilitar o acesso à formação; promover a elevação de escolaridade; contribuir para a redução de desigualdade sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; combater a violência contra a mulher. 

CICan – É um dos parceiros mais sólidos do Conif. Além de apoiar a mobilidade de docentes e estudantes, a instituição contribuiu com a elaboração do Programa Mulheres Mil e com a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede CERTIFIC).

O trabalho entre o Conif e o CICan tem como foco o desenvolvimento de parcerias com países que sejam referência em Educação Profissional e Tecnológica, a partir de princípios similares aos brasileiros e baseando-se em uma cooperação horizontal.

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

 

 

 

FaLang translation system by Faboba