O Instituto Federal do Acre (Ifac) é a primeira instituição do Brasil, pertencente à Rede Federal, a firmar acordo de cooperação para implementação do Itinerário Formativo da Educação Técnica e Profissional no Ensino Médio. O documento, assinado no dia 6/12, entre o Ifac e a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE), tem como base uma das novas propostas do Ministério da Educação (MEC), que pretende inserir a formação técnica e profissional na grade de estudos do Ensino Médio.

A solenidade, realizada no Campus Rio Branco, contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes Culau. Segundo ele, a união da educação técnica e profissional ao ensino médio tem como objetivo ampliar as possibilidades para os estudantes, no que se refere a uma melhor formação, e para que estes estejam habilitados a ocupar o mercado de trabalho de forma qualificada.

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é de que os itinerários formativos sejam implementados no País até 2022. No Acre, a parceria entre o Ifac e a SEE, pretende garantir que cerca de 38 mil alunos da Rede Pública Estadual sejam atendidos pelo Ifac através de cursos técnicos, o que representa um total de 20% de estudantes das escolas públicas estaduais.

“O nosso objetivo, com a implementação dos itinerários formativos, é atender os estudantes da Rede Pública de forma progressiva. Sabemos que grande parte da evasão dos alunos do ensino médio se dá para que eles possam buscar uma fonte de renda e trabalho. Mas, o melhor é que esse estudante tenha uma formação, que esteja habilitado a receber um salário maior, uma melhor ocupação no mercado de trabalho. É importante lembrar que esse não é o fim da linha na formação escolar, mas uma possibilidade”, ressaltou Ariosto.

De acordo com a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, o acordo de cooperação com a SEE é também reflexo do trabalho desenvolvido pelo Ifac ao longo dos últimos anos, como também pela fato de a instituição ser referência na área da educação técnica e profissional.

“A assinatura desse acordo é um momento de comemoração. O Ifac é a primeira instituição do Brasil, dentro da rede, a firmar essa cooperação sobre o Itinerário Formativo da Educação Profissional no Ensino Médio. O nosso Instituto está entrando com o conhecimento, no que se refere a educação técnica, assim como também com a infraestrutura. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, vamos ofertar cursos técnicos, que vão estar associados ao ensino médio. Dessa forma, o estudante da Rede Pública estadual vai poder continuar os estudos em sua escola, porém terá a possibilidade de realizar um curso técnico no Ifac”, explicou Rosana.

O acordo de cooperação entre Ifac e SEE contará com duas etapas, sendo elas: a implementação do Itinerário Formativo para Educação Técnica e Profissional no Estado, como também a capacitação e formação continuada dos professores que irão atuar no projeto. Cada etapa é formada por fases que serão desenvolvidas pelas equipes da SEE e do Ifac.

A expectativa é de que a parceria beneficie, inicialmente, estudantes dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, e posteriormente, as cidades de Jordão, Epitaciolândia, Assis Brasil, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Brasiléia e Feijó.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

FaLang translation system by Faboba