CNF 0007O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebeu, nos dias 3 e 4 de dezembro, o último encontro do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) de 2019. Durante o encontro, representantes de 35 instituições da Rede Federal compartilharam casos de sucesso, traçaram um balanço das atividades no biênio 2018-2019 e projetaram o futuro.

Joelma Kremer, assessora especial do Ministério da Educação (MEC), participou da reunião e apresentou uma agenda de internacionalização para a rede, destacando a realização de hackathon no contexto do Mercosul Educacional em janeiro de 2020. No encontro, uma equipe da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) expôs projetos para o próximo ano.

A coordenadora do Forinter no biênio 2018-2019, Juliana Alves, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), chamou atenção para a participação da servidora da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC) Paula Martins, que trouxe informações sobre a aplicação de testes de proficiência (TOEIC) na Rede.

Sobre os resultados da pauta, Juliana Alves destacou: “conseguimos consolidar parcerias e desenvolver ações que efetivamente projetaram a Rede Federal para fora do País. Também tivemos a apresentação de diversos cases. Foi uma reunião produtiva e de grandes aprendizagens”.

CNF 0025Parcerias – Por intermédio do Forinter e da Câmara de Relações Internacionais, o Conif assinou um Protocolo de Intenções com o Santander Universidades. Desde 2018, as duas instituições têm ampliado esse diálogo. O acordo vai facilitar o acesso dos estudantes da rede a programas como o Bolsas Ibero-americanas, Top Espanha, Santander Mundi, dentre outros.

Eleições – Sônia Guimarães, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), foi eleita coordenadora do Forinter para os próximos dois anos (2020-2021), tendo como vice o representante do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Daniel de Oliveira. Também vão compor a coordenação do fórum os assessores internacionais Anderson Galvão (1º secretário), Roberta dos Santos (2ª secretária) e Adrian Clarindo (apoio) dos Institutos Federais de Brasília (IFB), do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Paraná (IFPR), respectivamente.

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

 

FaLang translation system by Faboba