Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) chegam ao 11º aniversário mais fortes, unidos e mobilizados. Em um cenário de desafios em diversos aspectos, é um momento de celebração, mas também de reflexão. Afinal de contas, o fato de essas instituições atuarem há mais de dez anos em rede é uma mostra relevante de que cooperam com o desenvolvimento da educação no Brasil.

Lutamos incansavelmente para a retirada de tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 11.279/2019, que alterava a Lei de criação dos IFs (vitória lograda em março), e enfrentamos o contingenciamento de 30% dos recursos públicos destinados às nossas instituições (situação revertida em outubro). Êxitos que foram frutos de uma ampla articulação capitaneada pela Assessoria Parlamentar do Conselho e por cada um dos dirigentes. 

Em prol do combate à violência no Brasil, o Conif assinou acordo com o Ministério da Justiça (MJ) tendo como escopo a capacitação de agentes públicos de segurança e também da comunidade para que todos possam atuar pela paz em seus municípios.

Internamente, alinhamos de forma estratégica as atividades das Câmaras de Administração, Desenvolvimento Institucional, Educação do Campo, Ensino, Extensão, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Inovação e de Relações Internacionais e seus respectivos Fóruns.

E durante a 101ª Reunião Ordinária, realizada em novembro, depois de muitos encontros e diálogos, esta Diretoria teve a alegria de anunciar a destinação de recursos extras de mais de R$ 60 milhões para instalação de sistemas fotovoltaicos de energia nas 41 instituições da rede.

A despeito dos contratempos, temos muito o que comemorar. Ressaltamos aqui toda a movimentação da comunidade acadêmica em defesa das instituições, o comprometimento dos servidores em manter a qualidade da educação e o engajamento de muitos com a promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada nacional e internacionalmente.

Queremos aproveitar a data comemorativa – em 29 de dezembro de 2008 foi publicada a Lei nº 11.892 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – para reiterar o compromisso deste Conselho e de sua Diretoria em defesa de um modelo de ensino que nos orgulha diuturnamente, porque servir à sociedade, transformá-la e ajudá-la a prosperar é o que nos move todos os dias, e não seria diferente neste aniversário de 11 anos dos IFs.

Ao longo da última década, os institutos – que somam hoje 38 unidades localizadas nas cinco regiões do País – muito fizeram, mas, ainda assim, precisam continuar atuando com excelência. No atual cenário, a Rede Federal, a sociedade, seus estudantes e servidores anseiam por um status: o da consolidação. E consolidar, neste caso, é robustecer o que já conquistamos junto com os dois centros federais de educação tecnológica (Cefets de Minas Gerais e do Rio de Janeiro) e o Colégio Pedro II. Temos a meta de ampliar o número de matrículas que está no patamar de um milhão, além, é claro, de ofertar mais cursos, instalar outros polos de inovação, dentre distintos alvos para os próximos nove anos, ou seja, no aniversário de 20 anos.

Não obstante, temos a consciência de que, para as futuras celebrações, necessitamos postular dos Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais e municipais um olhar próprio para nossas demandas, pois somos um propulsor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico local e regional, cujas  instituições causam impactos positivos, a partir de projetos e produções específicos para cada realidade deste Brasil de dimensões continentais.

Parabéns a todos os Institutos Federais e também a todos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica! 

Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – Gestão 2019

FaLang translation system by Faboba