O curso de Engenharia de Transportes acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5, em uma escala de 1 a 5. Confirmando a excelência, a graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) é a única do curso no Brasil reconhecida com nota máxima pelo Ministério.

Após o envio de documentação e informações preliminares, a Instituição recebeu a visita de dois avaliadores do MEC entre os dias 25 e 26 de novembro. A visita dos avaliadores é feita antes de a primeira turma concluir a graduação. E, conforme consta no relatório, “o curso apresenta ótimo desempenho nas três dimensões (…) Esses dados gerais demonstram a excelência da Instituição e a boa estrutura disponibilizada para o curso em termos didáticos, pedagógicos, de infraestrutura e de pessoal”.

A avaliação se deu em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. De acordo com o coordenador do curso, professor Guilherme de Castro Leiva, a nota exitosa é resultado de vários aspectos como o suporte institucional do Cefet-MG, por meio da Diretoria de Graduação, e do Departamento, além do engajamento dos corpos discente e docente.

A avaliação, garante o coordenador, muda a visão da Instituição e do púbico externo com relação ao curso. “Porém, mais do que a nota, é um momento de introspecção do Departamento para buscar a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”. O subchefe do Departamento, professor Augusto César Bezerra, ressalta também que quase a totalidade das notas obtidas em cada quesito foi acima de 4, demostrando o equilíbrio do curso.

Leiva explica que as justificativas presentes no relatório serão criteriosamente avaliadas para o reforço dos pontos positivos e a melhoria dos pontos que não alcançaram nota máxima. O Departamento irá se concentrar também na abertura de um curso de pós-graduação stricto sensu, seja em conjunto com outras áreas, seja isoladamente.

A procuradora institucional do Cefetec-MG, professora Carolina Riente de Andrade (responsável por acompanhar os processos de reconhecimento e avaliação dos cursos), diz que a nota obtida é fruto de um esforço conjunto dos docentes e técnicos administrativos que atuam no Departamento, na Coordenação de Engenharia de Transportes e na Diretoria de Graduação (Dirgrad) do Cefet-MG. “Vale destacar ainda o papel fundamental dos alunos, que foram descritos como comprometidos, maduros e engajados com o curso pelos avaliadores do MEC”, diz Carolina.

Transportes – Criado em 2014, com o primeiro ingresso de alunos em 2015, o curso de Engenharia de Transportes tem como objetivo formar profissionais com habilidades técnicas que contribuam para dotar o País de infraestrutura viária adequada e garantir a operação efetiva e segura dos transportes de pessoas e bens. A graduação busca também somar esforços para a promoção do desenvolvimento humano e socioeconômico. São oferecidas 40 vagas semestralmente no campus I (noturno).

Conheça a estrutura curricular, os laboratórios e outras informações sobre o curso no site do Departamento de Engenharia de Transportes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

FaLang translation system by Faboba