CNF 0235O ex-diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Carlos Henrique Figueredo Alves, e os ex-reitores dos Institutos Federais de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira da Costa; de Brasília (IFB), Wilson Conciani; e de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, foram homenageados pelo Pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta terça-feira, 3/12, em Brasília.

A comenda, entregue durante o primeiro dia da 102ª Reunião Ordinária do Conselho, é um reconhecimento pelos serviços prestados pelos quatro ex-conselheiros em prol do desenvolvimento e consolidação da Rede Federal. “Todos abdicaram de muitas coisas para dar seu tempo à rede para que ela chegasse ao patamar que se encontra hoje. É uma homenagem justa”, ressaltou o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva.

Emocionados, os homenageados agradeceram pelo reconhecimento e foram aplaudidos pelos presentes. “Eu só posso agradecer por todos esses anos que passei no Conselho. Fiz um pós-doutorado no Conif”, brincou o ex-reitor do IFS. O professor Carlos Henrique reforçou a importância de os conselheiros se manterem unidos na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Todos os homenageados fizeram parte do Pleno no decorrer da última década. Em seu discurso, o ex-reitor do IFB, Wilson Conciani, ressaltou a relevância da troca de experiências durante as reuniões do Pleno para a realização de um bom trabalho frente à instituição que dirigiu. Sérgio Teixeira, ex-reitor do Ifal, frisou: “essa homenagem também é um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi, principalmente em prol da sociedade alagoana. Estou muito grato”.

CNF 0254

Homenagem – Desde 2010, o Conif concede anualmente a Medalha de Mérito àqueles que se destacaram na prestação de serviços à Rede Federal. Conheça os homenageados deste ano.

CNF 0025Ailton Ribeiro de Oliveira – Graduado em Administração de empresas pela Universidade Tiradentes, Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe. Ingressou no serviço público federal em 1974, na antiga Escola Técnica Federal de Sergipe, onde foi coordenador do curso de Edificações e participou da comissão de supervisão das obras da Unidade de Ensino Descentralizada de Lagarto. Foi diretor do Departamento de Administração Geral do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe. Em 2010, assumiu a reitoria do Instituto Federal de Sergipe, sendo reeleito em 2014. Em 2011, atuou como diretor Financeiro do Conif.

CNF 0108Carlos Henrique Figueiredo Alves – Foi diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2019. De 2007 a 2011, foi vice-diretor. Atua na instituição desde 1991 como professor do Departamento de Engenharia Elétrica. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É mestre e doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pós-doc na Universidade Estadual da Pensilvânia.

 

CNF 0161Sérgio Teixeira Costa – Mestre e especialista em Engenharia da Produção pela Universidade Federal da Paraíba e, em Saneamento, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Licenciado em Química pela Universidade Regional do Nordeste e, em Engenharia Química, pela Universidade Federal da Paraíba. Cumpriu dois mandatos consecutivos como reitor do Instituto Federal de Alagoas. De 2002 a 2004, foi diretor de Ensino e, de 2006 a 2010, diretor-geral do Campus Maceió. Em 2018, foi vice-presidente do Conif.

 

CNF 0211Wilson Conciani – Graduado em Engenharia Civil e em Licenciatura para Educação Profissional pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande e doutor em Geotecnia pela Universidade de São Paulo. No Instituto Federal de Brasília, foi pró-reitor de Pesquisa e de Extensão, reitor pró-tempore de 2011 a 2015, contribuindo para a implantação e estruturação da instituição, sendo o primeiro eleito pela comunidade acadêmica para o principal cargo de gestão da instituição. No Conif, foi diretor Administrativo e coordenador da Câmara de Relações Internacionais. Atualmente, representa o Conselho na Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP).

 

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba