Nesta terça-feira, 3/12, foi iniciada a 102ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília. O encontro, o último deste ano, será encerrado na quinta-feira, 5/12.

No primeiro dia, o Pleno recebeu o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR), Tomás Dias Sant' Ana, que, em relação ao orçamento deste ano, prestou esclarecimentos sobre limites e prazos de empenho. “Apesar de momentos difíceis, chegamos à liberação de 100% dos limites de custeio e investimento”, declarou.

Tomás reiterou o prazo de até 18 de fevereiro de 2020, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), para a liberação de Termos de Execução Descentralizada (TED). E, também, o prazo de até 31 de dezembro deste ano para o empenho do Orçamento de Custeio e de Capital (OCC). 

O gestor apresentou a proposta “Planejamento 2020 – Governança na Rede Federal” baseada nos tópicos: definição de metodologia e ferramenta de software para gestão estratégica e de riscos; desenvolvimento de ações de capacitação em governança para membros da alta administração das instituições; avanços na eficiência da gestão dos gastos públicos; proposição de indicadores e metas para promover o monitoramento dos resultados e o incremento da gestão; mapeamento e proposição de melhoria no processo de comunicação e promoção de ações para ampliar a permanência e êxito dos estudantes da Rede Federal.

“Sabemos que a rede já trabalha com muitos desses seis itens. Nós elencamos aquilo que consideramos os principais norteadores do trabalho para o próximo ano. Na primeira reunião de 2020, pretendemos detalhá-los”, categorizou o diretor da DDR.

Após a apresentação, o Pleno apresentou demandas gerais e específicas e o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, reiterou o compromisso do Conselho com a consolidação das instituições. “Pedimos que a Secretaria nos procure diante de qualquer ação para que possamos contribuir para a consolidação da Rede Federal”, disse Jerônimo.

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba