Nessa segunda-feira, 2/12, o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, representou o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, no seminário “O Futuro da Pós-Graduação no Brasil: os impactos e desafios quanto ao financiamento e a permanência estudantil no Rio Grande do Sul”.

O dirigente falou sobre o histórico dos cursos de pós-graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. De 2008 até hoje, a oferta de cursos da modalidade passou de 18 para uma centena. “A rede é protagonista na oferta de mestrado profissional e também responsável por levar esse tipo de aperfeiçoamento para o interior do País”, declarou o reitor.

Heck ainda abordou questões desafiantes que envolvem a oferta de cursos de pós-graduação na rede e as exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesse contexto, ele apresentou às congressistas presentes no debate demandas das instituições da Rede Federal.

“O aluno do mestrado profissional tem que defender sua dissertação em dois anos, ou seja, mesmo período dos alunos do mestrado acadêmico, o que a meu ver é incoerente e precisa ser revisto, pois os mestrandos da rede precisam de mais tempo. Necessitamos de fomento para os mestrados profissionais e ainda para acessar às políticas de fomento para a internacionalização”, completou. 

O evento, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi realizado em atendimento ao requerimento da deputada federal Maria do Rosário (RS). O seminário também contou com a participação da parlamentar Fernanda Melchiona (RS) e do reitor da UFRGS, Rui Vicente Opperman – que falou em nome da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Mariana Rodrigues, vice-presidente pela Região Sul da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), e Rodrigo Fuscaldo, coordenador-geral da Associação de Pós-Graduandos da UFRGS, representaram os estudantes no evento.

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

 

 

 

 

 

FaLang translation system by Faboba