Estudantes e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lotaram o plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na sessão solene em homenagem aos 110 anos de história da instituição. O evento contou com discursos sobre a importância do Ifes na formação de várias gerações de estudantes e o impacto disso na economia capixaba. Ao todo, 90 pessoas receberam homenagens da Ales. Outro ponto alto foi a apresentação do Coral Cameria e da Orquestra Jovem do Ifes, regidos pelo maestro Walter Costa Bacildo.

A mesa de honra foi composta pelo reitor do Ifes, Jadir Pela; por Laís Miranda Moro, representante dos servidores técnico-administrativos; Jocélia Barcellos, representante dos docentes; pela estudante Mayrianne Mattos Pinto, presidente do Grêmio Rui Barbosa, do Campus Vitória; e pelo deputado estadual Fabrício Gandini, proponente da homenagem e egresso da instituição. O evento também contou com a presença do deputado federal, Evair de Melo; e do vereador Luiz Paulo Amorim, que também são ex-alunos do Ifes.

Jadir Pela falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. “Aqui no estado estamos levando ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo para jovens e adultos de várias camadas da população, beneficiando muitos estudantes de baixa renda. Nesta sessão estamos homenageando os 110 anos do Ifes de Vitória, mas é importante lembrarmos também que o de Santa Teresa já tem 80 anos, e os de Alegre e de Itapina (Colatina) completaram 60 anos. Uma história de muitos anos de amor, carinho e dedicação pelo que fazemos”, enfatizou.

Emocionado, o deputado Gandini contou um pouco da sua história com o Ifes. “Não é uma sessão solene simples pra mim. Nessa instituição me formei como ser humano e vi na prática como uma política pública pode transformar a vida de tantas pessoas, inclusive a minha, colocando todos no mesmo patamar de largada. O Instituto Federal é o caminho, é o modelo que dá certo. Queremos mais e mais cidadãos atuando como protagonistas e agentes transformadores na sociedade. Essa é uma homenagem simples, mas é de coração”, afirmou.

O Grêmio Rui Barbosa, do Campus Vitória, que completou 75 anos, também foi homenageado durante o evento. Lideranças que fazem parte da história do grêmio e os alunos, professores, gestores, servidores, entre outros, receberam certificados na solene. A presidente, Mayrianne Mattos Pinto, destacou que a entidade foi responsável, em grande parte, pelos direitos dos estudantes, conquistados ao longo de décadas. “São 75 anos de muita luta, e de resistência, principalmente na época da ditadura militar; hoje um de nossos desafios é lutar contra os cortes federais nos recursos destinados aos Ifes em todo o País”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

 

FaLang translation system by Faboba