Criado em 24 de março de 2009, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica realizou a 100ª Reunião Ordinária em outubro deste ano. O encontro aconteceu em Guarapari (ES), concomitantemente com a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2019 (JIF).
Dos atuais conselheiros, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Jose Pela, é o único que participou da criação do Conif. Ele foi, ao mesmo tempo, anfitrião da reunião e do JIF.

Jadir também foi eleito no dia 4/12, o novo presidente do colegiado durante a 102ª Reunião Ordinária, em Brasília.
Farão parte da Gestão de 2020: o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, como vice-presidente Administrativo; a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, como vice-presidente de Relações Parlamentares, e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, como vice-presidente de Relações Institucionais.

Na última reunião de 2019, o Pleno firmou parcerias com o Instituto Campus Party e o Santander Universidades, e homenageou o ex-diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Carlos Henrique Figueredo Alves, e os ex-reitores dos Institutos Federais de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira Costa; de Brasília (IFB), Wilson Conciani; e de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira.
Durante o 2º Congresso Nacional Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, o Conif foi homenageado com um troféu pela cooperação com o Confies.

Congresso Nacional – A Rede Federal foi um dos destaques da Sessão Especial, convocada pelo senador Paulo Paim (RS) e realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília, para celebrar os 110 anos do Ensino Técnico e Profissionalizante no Brasil. Em seu discurso, o presidente Jerônimo Rodrigues da Silva, foi categórico: “A rede está a serviço do Brasil e dos brasileiros. É uma política de Estado estruturante, sólida, que traz retornos reais à sociedade e inspiram o mundo.”
Jerônimo também falou na primeira audiência pública do ciclo de debates sobre o programa Future-se promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Em outra oportunidade, no Plenário da Câmara dos Deputados, o dirigente integrou a Comissão Geral em defesa das universidades públicas, dos institutos federais e do CNPq.
Na mesma Casa legislativa, o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Flávio Luís Barbosa Nunes, representou o presidente na audiência pública “Os cortes orçamentários na Educação e as metas do PNE”. A reunião foi promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em atendimento ao requerimento do deputado Professor Israel Batista (DF).

O presidente também fez parte da Marcha pela Ciência no Congresso Nacional – atividade liderada pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br). 

Articulação política – “Reflexões sobre as emendas parlamentares 2020” é título do levantamento feito pela Assessoria de Relações Governamentais do Conif. O documento, que defende a necessidade de estreitar relações com senadores, membros da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, representantes de bancadas e líderes de partidos, foi apresentado neste último trimestre e baseará o trabalho de articulação do ano que vem.

Posicionamentos – Nos últimos três meses do ano, o colegiado manifestou uma série de posicionamentos, um deles foi em apoio ao Colégio Pedro II que no dia 11/10, foi surpreendido por uma “vistoria” de deputados no Campus de São Cristóvão, com a justificativa de que estariam em busca de subsídios para a destinação de emendas e de elementos com conotações políticas.

O Pleno também divulgou nota sobre a minuta de projeto do Programa Future-se, manifestou concordância com o posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) de não utilizar o índice integrado de governança e gestão (iGG) para classificar nem comparar instituições, e, junto a outras dez entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas, alertou para consequências comprometedoras da fusão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da transferência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Ministério da Economia, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Educação em pauta – De 6 a 8 de novembro, aconteceu o V Seminário de Alinhamento Conceitual do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), no Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Também em novembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a oferta do primeiro curso de doutorado profissional nos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) e do Amazonas (Ifam). Com a anuência, a rede já contabiliza cinco institutos que disponibilizam a modalidade no âmbito da pós-graduação stricto sensu. As outras instituições são os Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ), Fluminense (IFF) e do Rio Grande do Norte (IFRN).

De 3 a 5 de dezembro foi realizado o II Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no Campus Londrina, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Promovido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o evento contabilizou 389 participantes dentre professores, técnicos, estudantes e público externo. A construção de uma política da EJA para a rede foi um dos maiores legados do encontro.
No Ministério da Justiça (MJ), o Conif participou do 1º Seminário de Alinhamento da Fase 2 do Projeto “Em Frente, Brasil”. A proposta foi lançada pelo Governo Federal em agosto deste ano com a finalidade de combater os crimes violentos no País.

Na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o colegiado fez parte dos debates do seminário “O Futuro da Pós-Graduação no Brasil: os impactos e desafios quanto ao financiamento e a permanência estudantil no Rio Grande do Sul”. O evento foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. E no Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho debateu as formas de oferta do Ensino Médio.

Internacional – Rio Entrepreneurship Programme foi um dos eventos de destaque promovido pelo Conselho com apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Unesco-Unevoc (Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica, um dos ramos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).  A oficina sobre estruturação de hackathons, reuniu servidores da rede, e representantes do Chile, Colômbia, México e Paraguai, nos dias 17 e 18 de outubro, na Fundação Casa de Ruy Barbosa, no Bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

Durante a 101ª Reunião Ordinária, em Brasília, o Pleno recebeu Marie-Josée Fortin – diretora para América Latina e África Francófona e Lusófona dos Colleges and Institutes Canada (CICan, na sigla em inglês).

Ela apresentou o projeto de pesquisa de avaliação do Programa Mulheres Mil que a instituição canadense pretende executar em parceria com a rede, o Conif e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa visa levantar dados e informações com o objetivo de mensurar os impactos do programa executado no âmbito da rede para que o CICan possa expandi-lo para outros países de língua portuguesa.

Em parceria com a Embaixada da França, o colegiado publicou mais um edital do Programa de Leitores Franceses. Os Institutos Federais do Amapá (Ifap), do Ceará (IFCE), do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e de Minas Gerais (IFMG) foram selecionados.

E Moçambique, país localizado no Sul da África, terá suporte da Rede Federal para desenvolvimento do setor do algodão. Um novo projeto de cooperação técnica deverá ter início no ano que vem. Do Brasil, além da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a iniciativa abrange o Conif, o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), os institutos federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), de Goiás (IFG) e de Brasília (IFB), além da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Instituto do Algodão de Moçambique (IAM) está à frente do projeto naquele país, apoiado por outras instituições.

Em novembro deste ano, dez formadores moçambicanos concluíram o aperfeiçoamento de suas habilidades na área de design de interiores. A qualificação foi viabilizada por meio da parceria entre o Conif, o Campus Jacareí do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e os órgãos moçambicanos: o Ministério da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP), e a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP). A primeira fase do intercâmbio ocorreu de 16 de setembro a 29 de novembro. A segunda etapa da formação está prevista para ser realizada em 2020 em Moçambique e será voltada para a parte prática.

Em Helsinque, capital da Finlândia, o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conselho, Jefferson Manhães, participou da Semana Europeia de Habilidades Técnicas e Profissionais (European Vocational Skills Week, em inglês), realizada de 14 a 18 de outubro. No painel "Rede e Parceria como um Recurso Estratégico", Manhães apresentou a rede e detalhou o ecossistema de inovação do qual o Instituto Federal Fluminense (IFF) participa junto com outras instituições de ensino na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

O 6º Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reuniu cerca de 200 participantes no Campus Urutaí, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), de 21 a 25 de outubro. “Participação do jovem na Construção de um Território Saudável e Sustentável” foi o tema da edição do evento deste ano. O Fórum envolveu a participação de 11 liceus agrícolas franceses e oitos institutos federais (IF Goiano, IFNMG, IF Sudeste MG, IFMG, IFRS, IFMA, IF Sertão-PE e Ifam).

JIF 2019 – A 10ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2019), sediada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de 8 a 12 de outubro, comemorou os 10 anos de criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A competição reuniu milhares de atletas de 30 instituições da rede que disputaram 11 modalidades esportivas. Em 2020, a 11ª edição dos Jogos terá como anfitrião o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e será na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo.

Reditec 2020 – “Povos e identidades na educação profissional” será o tema da 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec 2020. O Instituto Federal do Pará (IFPA) sediará o encontro, de 21 a 24 de setembro, em Belém, Pará.

11 anos dos IFs – No dia 29 de dezembro de 2019, os Institutos Federais completam 11 anos. Em homenagem às instituições, a Diretoria Executiva do Conif – Gestão 2019 expressou os parabéns em artigo. Leio o texto na íntegra

Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

 

FaLang translation system by Faboba