A primeira turma de Doutorado Interinstitucional (Dinter/2018) em Educação ofertado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, por intermédio do Termo de Cooperação Técnico-Cientifica com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que iniciou em março de 2018, produziu o livro denominado “A Educação de Jovens e Adultos: práticas, políticas e desafios”. A obra foi organizada por Cledenice Blackman, José Carlos Miguel e Moisés José Rosa Souza.

O livro resulta da disciplina “Abordagens Metodológicas da Educação de Jovens e Adultos” ministrada pelo professor José Carlos Miguel aos doutorandos (as) do Dinter Unesp x IFRO. O livro é formado por uma coletânea de textos constituída de 12 artigos, produzidos pelos docentes e Taes do IFRO, em sua maioria, tendo a participação de dois alunos moçambicanos, dos professores José Carlos Miguel e Dagoberto Buim Arena da Unesp e da professora Nair Ferreira Gurgel do Amaral da Unir, que elaborou o prefácio do livro.

Cledenice destaca que a construção bibliográfica nesta área é pioneira, pois traz desde relato de experiência de superação de alunos que foram estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na região de Rondônia, até outras abordagens que fazem referência à modalidade EJA na perspectiva da práxis, política e desafio no cenário educacional. “O livro tem como objetivo demonstrar uma Educação transformadora e apresenta-se como possibilidade de reflexão e de cobrança acerca da necessária e urgente inclusão daqueles que estão à margem do processo educacional. É um livro atual, forte, vivo”, diz a pesquisadora que é Assessora de Bibliotecas no IFRO.

Para a docente Sirley Leite Freitas, que assina dois artigos do livro, o trabalho foi inspirador. “O livro é resultado de um trabalho coletivo que teve como principal idealizador o professor José Carlos Miguel. Fomos incentivados a escrever sobre nossas experiências na EJA. Assim, junto com o professor Moisés José Rosa de Souza e com o professor Dagoberto Buim Arena escrevemos sobre o recente histórico da EJA no IFRO e junto com a professora Andréia dos Santos Oliveira e com o professor José Carlos Miguel escrevemos sobre as implicações da teoria histórico-cultural para o ensino da leitura na EJA”, explica.

A organização da obra ressalta que o material bibliográfico foi organizado em período recorde de cinco meses, durante os meses de maio a setembro de 2019. A primeira tiragem teve um total de 170 exemplares, com distribuição realizada entre os autores e autoras. As bibliotecas dos Campi Ariquemes, Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Vilhena, Colorado receberam exemplares do livro, uma vez que houve o financiamento do IFRO.

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

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