Uma parceria entre dois cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) resultou na construção de mobiliário infantil para um laboratório do Campus Palhoça Bilíngue. A partir do próximo semestre, o Laboratório de Pedagogia Bilíngue, que atende o curso de licenciatura de mesmo nome, vai contar com novos equipamentos, produzidos por estudantes do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Campus Florianópolis.

As peças desenvolvidas foram confeccionadas pelos alunos do quarto módulo do curso de Design de Produto, que, ao longo do semestre, estudam questões relacionadas à produção moveleira, englobando desde estudos ergonômicos, processos produtivos e modelagem 3D até questões estéticas e necessidades dos usuários.

“A proposta apresentada aos alunos de Design foi que a turma desenvolvesse o projeto coletivamente. Assim, houve uma grande colaboração entre as diversas equipes formadas para que todas as peças estivessem prontas para a entrega e mantivesse uma identidade visual”, explica a professora Pâmela Teixeira Fernandes.

Para desenvolver o mobiliário infantil, os estudantes do curso de Design de Produto realizaram pesquisas sobre conceitos de pedagogia, questões ergonômicas, materiais para a confecção e técnicas de construção com madeira, como acabamentos que não oferecem riscos às crianças, entre outros. Foram criadas 10 peças que formam um circuito de brinquedos.

“É muito gratificante chegar ao final e ver que todo o esforço e dedicação colocado ali, desde a articulação dos professores das diferentes unidades, e principalmente dos alunos que confeccionaram tudo com suas próprias mãos, será utilizada para promover a educação e a inclusão. Tenho certeza que essa parceria continuará sendo um sucesso e que muitas outras pessoas também serão beneficiadas”, diz Pâmela.

O trabalho de elaboração dos móveis envolveu as unidades curriculares de Design de Produto, ministrada por Pâmela, e de Tecnologia de Produto, ministrada por Tálita Bitencourt.

Laboratório – A professora Eliana Cristina Bär, coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português, explica que o laboratório proporciona o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares. Isso ocorre por meio de estudos e pesquisas que subsidiam a atuação dos professores e contribuem para o desenvolvimento de metodologias e materiais que articulem elementos como ludicidade, desenvolvimento psicomotor e desenvolvimento linguístico.

“No que se refere à organização do espaço, optou-se pela aproximação com abordagens pedagógicas que priorizem a autonomia e o desenvolvimento psicomotor na primeira infância”, diz Eliana. Dentre essas abordagens, destaca-se a da pedagoga húngara Emmi Pikler, que atuou diretamente com crianças na primeira infância, com distintas limitações de desenvolvimento. Os resultados de seus trabalhos evidenciaram a importância do vínculo afetivo, das interações verbal e não verbal, da motricidade e da autonomia na primeira infância como fatores diretamente relacionados ao desenvolvimento psicocognitivo e emocional ao longo da vida.

“Este tipo de compreensão do desenvolvimento infantil é apropriado aos objetivos de trabalho do laboratório, visto que, além do atendimento a crianças surdas e ouvintes na primeira infância, o Campus Palhoça Bilíngue tem realizado o atendimento a crianças da comunidade com distintos comprometimentos psicomotores”, comenta Eliana. O mobiliário desenvolvido para o Laboratório de Pedagogia Bilíngue pode contribuir para os projetos voltados a este público.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

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