O professor Luiz Carlos de Melo Junior e Esdras Rodrigues da Silva, estudante do curso técnico em Agropecuária do Campus Avançado José de Freitas, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), desenvolveram um micro aspersor de irrigação com materiais de baixo custo.

“O produto, apesar de não ter uma uniformidade de distribuição igual ao micro aspersor comercial, consegue resolver o principal problema do pequeno produtor rural que é a redução dos custos com irrigação. Nas lojas, a ferramenta é vendida por até R$ 3,50, já o artesanal pode ser comprado por R$ 0,60”, afirmou o docente.

O micro aspersor foi apresentado aos agricultores durante a II Feira Agrícola do campus, realizada em novembro. Em seguida, agricultores e comerciantes de José de Freitas e cidades circunvizinhas foram até o campus com interesse em adquirir o produto.

Devido à procura, o diretor-geral da unidade, José dos Santos Moura, e o professor da pesquisa, doaram os matérias para confecção do micro aspersor para o discente Esdras Rodrigues, para que ele possa montar o equipamento e comercializado. 

“Agradeço ao Campus José de Freitas por me proporcionar ensino de qualidade e despertar, em nós alunos, o interesse pela tecnologia e inovação de baixo custo. Que nos permite empreender. Estou muito feliz em receber esse kit. Irei produzir e gerar renda para mim e minha família”, comemorou Esdras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Piauí.

FaLang translation system by Faboba