No primeiro trimestre de 2020, 40 usinas de energia solar fotovoltaicas serão instaladas nas unidades do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O investimento visa à redução do consumo de energia elétrica e das emissões de gases de efeito estufa.

Além das usinas, também serão instalados medidores de demandas de eletricidade, os quais vão possibilitar a análise do consumo para futuras medidas de racionalização e/ou diminuição do uso de energia elétrica.

Neste segundo semestre de 2019, R$ 2,6 milhões foram investidos pelo IFFar na aquisição dessas tecnologias. O valor é oriundo de emendas parlamentares, do orçamento institucional e de recursos descentralizados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF).

Tais iniciativas fazem parte das ações para implementação gradativa da Política Ambiental do IFFar, aprovada pela Resolução do Conselho Superior nº 072/2018, que tem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos como uma das diretrizes estruturantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

FaLang translation system by Faboba