O segundo semestre do ano começou com a expectativa em torno da realização da 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e da celebração dos 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Precedida pela 99ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec 2019 foi realizada de 9 a 13 de setembro, no Campus Florianópolis-Continente, em Florianópolis, tendo como anfitriões os Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC) e Catarinense (IFC).

Na cerimônia de abertura, o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, afirmou que “o encontro não pode deixar de existir, pois se consagra como um momento para discussão dos desafios e soluções”. Posicionamento presente na Carta da 43ª Reunião, divulgada em 12 de setembro de 2019, na qual os dirigentes defenderam a consolidação da Rede Federal, bem como a necessidade de mais investimentos para a continuidade do trabalho que é baseado na gratuidade, excelência e inclusão.

“A autonomia institucional faz-se indispensável para atuar em favor da sociedade, da redução das desigualdades, da popularização da ciência, da inclusão social e de uma política de Estado provedora de educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. Tal qual a predominância da autonomia como uma prerrogativa legal, defendemos investimentos em infraestrutura, adequação dos quadros de pessoal e orçamento compatíveis com o número de campi e de estudantes das instituições.”

E para celebrar os 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, completados em 23 de setembro de 2019, o Conif, em parceria com comunicadores das instituições, idealizou uma campanha para relembrar a história iniciada com a criação das 19 escolas de aprendizes artífices, abordar as transformações pelas quais passaram essas unidades até os dias atuais e falar sobre o presente e o futuro. A data comemorativa ganhou selo e site oficiais.

A Reditec 2019 e a celebração dos 110 anos ocorreram em meio a um debate intenso e posicionamento do Pleno sobre o Programa Future-se do Ministério da Educação (MEC). A temática também foi pauta em outros contextos e teve como porta-voz não só o presidente, mas também outros dirigentes como o coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Jefferson Manhães, que representou o colegiado na conferência internacional “Financiamento vinculado à renda: alternativas para o ensino superior e outras áreas de política pública”, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Universidade Nacional da Austrália (UNA) e a embaixada do país no Brasil.

Já o reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antônio da Luz Júnior, falou em nome do colegiado no debate “Rumos das universidades públicas: autonomia universitária e financiamento público das instituições de ensino superior”, realizado pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (UnB).

Agenda – O presidente integrou a reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a Formação Inicial e Continuada de professores da educação básica no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele também acompanhou a aula inaugural das turmas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Na ocasião, declarou: “se um governo quiser pensar em uma estratégia nacional, tem que pensar na Rede Federal. E um dos exemplos disso é o ProfEPT que tem qualidade comprovada por números. O MEC tem um desafio pela frente para que nossas instituições possam aumentar a oferta e atender a Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE). E para nós isso é muito gratificante porque é fruto do trabalho de todos da rede que mostram sua capacidade de realização.”

No mês de agosto, o coordenador da Câmara de Pesquisa e Inovação, Jadir Jose Pela, tomou posse no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para um mandato de quatro anos. Ele assumiu a vaga destinada ao Conif que anteriormente era ocupada pelo ex-reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

E de 13 a 15 de agosto, ocorreu a 98ª Reunião Ordinária, sediada pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). No mesmo período, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageou o colegiado, os dirigentes e toda a Rede Federal com a mais importante honraria da cidade: a medalha Pedro Ernesto.

A homenagem, que além do conjunto de medalhas incluiu a entrega de moções de louvor e reconhecimento aos reitores dos institutos federais, foi idealizada pelo vereador Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara (RJ), que presidiu o evento e elogiou o trabalho de todos. “O que a Rede Federal faz neste País é digno de nota. A educação da qual falamos aqui é aquela que se faz através da inclusão, da capilaridade, da inserção de jovens que residem nos mais distantes rincões do Brasil”, declarou Reimont.

Avanços – No terceiro trimestre de 2019, o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) apresentou o documento “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Estruturado a partir de cinco ações institucionais, o material começou a ser delineado em 2017, no contexto dos avanços da proposição da Reforma do Ensino Médio e da necessidade de fortalecimento do Ensino Médio Integrado.

Parcerias nacionais e internacionais – Em setembro, o Conselho e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram acordo de cooperação com vistas a democratizar e ampliar o acesso de professores, estudantes e produtores rurais a pesquisas, publicações e tecnologias. Além da conexão às plataformas de conhecimento da Embrapa, o público-alvo poderá conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais melhoradas geneticamente. A parceria prevê ainda a instalação de dez Unidades de Referência Tecnológica nas instituições associadas ao Conif. Os espaços serão espalhados pelo País.

O presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva, participou ainda do Encontro dos Leitores de Francês, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo. Na oportunidade, apresentou a Rede Federal e destacou as potencialidades do Programa de Leitores Franceses no âmbito das instituições.

Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique estiveram no Brasil para conhecer a Rede Federal. A delegação teve acesso às boas práticas das unidades brasileiras nas áreas de mecanização agrícola; design de interiores e movelaria; turismo e hospitalidade. Além da sede do Conif, em Brasília, o grupo visitou campi do Instituto Federal de Brasília (IFB), do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de São Paulo (IFSP).

Articulação – O Conselho prestigiou o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação em solenidade no Salão Nobre do Senado Federal. Liderado pelo senador Izalci Lucas (DF), como presidente, e pelo deputado federal Vítor Lippi (SP), vice-presidente, o grupo discute pautas de interesse, principalmente aquelas pertinentes à pesquisa e inovação.

Obap – A 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) aconteceu no fim do mês de setembro. Pela primeira vez, foi realizada fora da região Sudeste e recebeu 21 equipes estrangeiras, vindas de seis países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da América do Sul. A cidade de Foz do Iguaçu foi escolhida como sede da disputa realizada pelo IFSULDEMINAS em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Prêmio de Jornalismo – O Conselho lançou a segunda edição do Prêmio Conif de Jornalismo cujas inscrições vão até dia 31 de dezembro de 2019. A novidade deste ano é que a quantidade de categorias foi ampliada. A premiação agora contemplará profissionais de quatro tipos de mídia – impresso, televisão, rádio e internet, além daqueles que atuam nas instituições da Rede Federal, de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 9.000, totalizando R$ 45 mil em premiações.

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba