O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), entre os anos de 2016 e 2019, tem registrado aumento gradativo de tecnologias assistivas para o atendimento de pessoas com deficiência na instituição.

Segundo o Revisor de Texto Braille do IFRO, Moisés Lima, a Coordenação de Educação Inclusiva (CEI/DAE/PROEN) do Instituto, através das realizações de capacitações, treinamentos, encontros, estudos técnicos, tem buscado fazer com que a inclusão plena dos estudantes aconteça dentro da instituição, “[...] e esses esforços contribuíram para que o número de tecnologias assistivas do IFRO aumentassem gradativamente ano a ano, chegando a registrar em dezembro de 2019 um aumento de 50,4% em relação ao nosso ponto de partida, o ano de 2016”.

Conforme a Coordenação de Educação Inclusiva, o IFRO tem realizado ações que beneficiem o público-alvo da educação especial, buscando atender os objetivos da instituição, bem como atender o que está preceituado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI -2018-2022), item 7.5.1, Plano de acessibilidade: “O Instituto Federal de Rondônia possui um compromisso social com relação à cultura inclusiva, propondo diversas ações para a participação de pessoas com deficiência ou necessidade especial em suas unidades, oferecendo atendimento diferenciado, desde o acesso físico, e moldando seus recursos pedagógicos para atender a comunidade com a melhor qualidade possível. Nesse sentido, a Instituição vem buscando readequar seus ambientes físicos, bem como novas tecnologias que forneçam a melhoria adequada aos seus espaços com vistas à inclusão social”.

Moisés Lima reforça que as tecnologias assistivas são fundamentais para os estudantes. “Essas ferramentas potencializam o processo educativo desses alunos público-alvo da educação especial, e também servem como uma ferramenta potencializadora do ensino quando aplicadas pelos docentes da instituição”.

Aquisições – Entre os materiais adquiridos estão os dicionários de LIBRAS, audiolivros, soroban, teclado colmeia, lupas, geoplano, punções, calculadora sonora, e outras. “Todas essas ferramentas otimizam o atendimento a estudantes com mobilidade reduzida, surdez, deficiência visual, baixa visão e estudantes que possuem alguma dificuldade motora”, reforça Moisés. 

Lima destaca ainda a aquisição de impressoras para produção em Braille, Impressora Fusora para produção de materiais táteis em alto relevo. “Ressalta-se também que a instituição aumentou o seu acervo de periódicos em Braille no período, chegando a dobrar a quantia existente em 2017, passando de 62 periódicos para 126 em 2018. Esses materiais são fundamentais para o atendimento a estudantes com deficiência visual e essas aquisições vão ao encontro das demandas existente nos campi”, esclarece o Revisor de Texto Braille.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

FaLang translation system by Faboba