Com a participação de representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a 5ª Reunião de Gestão do Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês), realizada nesta semana na Universidade da República do Uruguai (UDELAR), definiu as etapas da iniciativa para 2020. Três das quatro principais atividades do cronograma serão no Brasil.

A organização dos trabalhos ficará por conta dos Institutos Federais do Amazonas (Ifam), de Goiás (IFG) e Sul-rio-grandense (IFSul), cujas cidades-sede e temas já estão estabelecidos – Manaus (Tecnologias Socioambientais para Sustentabilidade da Amazônia), Goiânia (Como Contribuir para uma Sociedade Inclusiva e Sustentável) e Pelotas (Acessibilidade). A capital chilena, Santiago, sediará uma etapa sobre “Mobilidade e Transporte”. Nos dois países, as ações envolverão estudantes e treinadores de outras instituições.

Participam da agenda no Uruguai, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva, o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Flávio Luís Barbosa Nunes, e o secretário executivo, Alexandre Bahia. A reunião conta ainda com a presença do reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, e dos responsáveis locais pela execução do projeto no Brasil – Juliana Vilela (IFTM), Vinícius Martins (IFSul), Ruberley Rodrigues (IFG), José Pinheiro (Ifam) e Natilene Mesquita (IFMA).

LAPASSION – Desde abril de 2018, o projeto atua para transferir para a América Latina boas práticas desenvolvidas na Europa, viabilizando o desenvolvimento de pesquisas e estágios para estudantes das instituições participantes. A iniciativa faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Europeia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).

A iniciativa é coordenada pelo Instituto Politécnico do Porto (P.Porto – Portugal) e reúne 13 instituições, sendo seis do Brasil – o Conif e cinco institutos federais (Ifam, IFMA, IFG, IFTM e IFSul). Também participam instituições do Chile (Universidade Católica do Chile – PUC e Fundação do Instituto Profissional – DUOC); do Uruguai (Universidade da República de Uruguai – UDELAR e Universidade Técnica de Uruguai – UTEC); da Espanha  (Universidade de Vigo – UVIGO e Universidade de Samalanca – USAL) e da Finlândia (Universidade de Tampere de Ciências Aplicadas – TAMK), além da Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP).

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba