O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, participou nessa terça-feira, 15/10, no plenário da Câmara dos Deputados, de Comissão Geral em defesa das universidades públicas, dos institutos federais e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realizado a pedido do deputado Bacelar (BA), que presidiu a sessão, o debate incluiu temas como a recomposição do orçamento e a valorização dessas instituições, além da necessidade de uma política efetiva para a continuidade e desenvolvimento do setor educacional. Mais de 120 deputados de diversas legendas passaram pelo Plenário Ulysses Guimarães durante as discussões.

Em sua fala, o presidente do Conif enfatizou a importância da autonomia das instituições e, reportando-se à “vistoria” de deputados no campus de São Cristóvão do Colégio Pedro II (CPII), ocorrida sexta-feira, 11/10, fez a leitura de nota pública do colegiado sobre o assunto.

No texto, o Conselho manifesta apoio ao Colégio Pedro II (CPII) e repulsa a iniciativas que desestabilizem o funcionamento institucional. “Os integrantes do Conif repudiam os constantes e generalizados ataques contra a autonomia das instituições públicas de ensino e contra os gestores, eleitos democraticamente e dedicados à promoção da educação pública, ética e cidadã”, enfatiza a nota.

Também estiveram presentes os reitores dos institutos federais de Brasília (IFB), Luciana Massukado, e de São Paulo (IFSP), Eduardo Modena, e representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

 

Lena Marinho

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba