Português

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é conferido a estrangeiros com desempenho satisfatório em teste de português desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Internacionalmente, o exame é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido a estrangeiros pelas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de graduação, superiores de tecnologia e em programas de pós-graduação.

O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Conforme cronograma estabelecido em edital previamente divulgado duas vezes por ano, o exame é aplicado no Brasil e em outros países nos meses de abril e outubro, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Clique aqui para acessar a lista de Centros Aplicadores.

Como se tornar um Centro Aplicador
As solicitações de credenciamento devem ser apresentadas ao Inep, órgão responsável pelo credenciamento de Postos Aplicadores do Celpe-Bras no Brasil e no exterior. A instituição interessada deverá enviar o pleito em Língua Portuguesa, por meio de Ofício à Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, conforme especificações do Art. 7 da Portaria nº 334, de 2 de julho de 2013.

Acesse aqui a Portaria que dispõe sobre o credenciamento de Postos Aplicadores.

Fonte:Inep

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br