Francês

A maioria das instituições francesas de ensino superior solicitam que o candidato comprove seu nível de conhecimento em francês mediante a apresentação do resultado de um exame oficial de proficiência. Atualmente, as provas oficiais de proficiência em francês são:

O DELF e o DALF distinguem-se do TCF e do TEF por serem diplomas de língua francesa, enquanto os outros dois são atestados de língua francesa. O exame para a obtenção do DELF é destinado a estudantes de nível intermediário de francês; já o DALF é somente para os estudantes de nível avançado. Os diplomas não têm prazo de validade, enquanto os atestados têm validade de dois anos (TCF) e 1 ano (TEF).

O DELF e o DALF compõem-se de seis diplomas independentes que correspondem aos seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR).

O TCF é um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional francês administrado pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP), que atesta a classificação do candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo CECR – do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (de domínio da língua). Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório, poderá refazê-lo, desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de dois meses.

Criado e gerenciado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris (CCIP), o TEF é um teste de avaliação objetivo, preciso e seguro do nível linguístico dos candidatos cuja língua materna não é o francês. Os resultados posicionam em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo CECR e incluem comentários personalizados para cada candidato.

Clique aqui para mais informações.

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br