Esta semana os integrantes do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizaram a última reunião do ano na sede do Conselho, em Brasília.

Depois de debates e alinhamentos, o grupo vai se dedicar à construção do documento “Política de Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal”. Segundo a coordenadora do Fórum, Maria Lucilene Acácio, do Instituto Federal do Acre (Ifac), a primeira versão da proposta será apresentada no ano que vem.

“Decidimos estruturar o trabalho a partir do histórico e da análise dos planos de permanência e êxito já existentes na Rede Federal, do conceito da política propriamente dita e, ainda, de ações e estratégias desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Licenciatura e na Formação Inicial e Continuada”, explicou.

Durante a 1ª Reunião Extraordinária do FDE, o grupo concluiu cinco documentos que tratam de temáticas específicas e que terão destinações distintas. Um deles aborda a curricularização da extensão e foi elaborado em conjunto com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext).

“É um assunto bastante interessante na perspectiva de tornar os nossos cursos, principalmente os superiores, mais atrativos, mais conectados com a sociedade”, afirmou o vice-coordenador do Fórum, Ricardo Cardozo, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Os outros cinco documentos elaborados referem-se a: material que subsidiará o diálogo entre o Conif e o grupo de trabalho (GT) sobre Educação Superior instituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 02/2015 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada);  proposta de alteração da Resolução do CNE nº 06/2012 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio); e pontuações sobre os instrumentos de avaliação de cursos superiores no que diz respeito ao credenciamento e recredenciamento. Um posicionamento sobre o Programa Future-se está em construção.

A reunião contou com a participação da coordenadora da Câmara de Ensino do Conif e reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras Camelo, e, no primeiro dia, com a presença do reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada.

“As reuniões são de extrema importância porque acompanham, quase que concomitantemente, documentos de interesse da Rede Federal que encontram-se no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e do CNE, e que precisam ser discutidos em sua integralidade”, afirmou Maria Leopoldina.

Balanço FDE – O FDE realizou duas reuniões ordinárias em 2019 e uma extraordinária. O próximo encontro deve ocorrer entre fevereiro e março do próximo ano.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba