Nessa quinta-feira, 17/10, teve início o Rio Entrepreneurship Programme, uma oficina sobre estruturação de hackathons(*) como instrumento de desenvolvimento de capacidades para estimular mentalidades empreendedoras em instituições de ensino profissional e tecnológica.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Unesco-Unevoc, e acontece na Fundação Casa de Ruy Barbosa, no Bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

Na solenidade de abertura, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, representando o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, destacou a importância do encontro, que ocorre paralelamente ao Hacking Rio – festival de cultura digital reconhecido como a maior hackathon da América Latina, criando soluções de alto impacto para os desafios da sociedade e do mercado. A edição de 2019 ocorre de 18 a 20 de outubro na capital fluminense.

“Os eventos têm tudo a ver com a linha de formação na área de empreendedorismo e inovação que a Rede Federal precisa. E isso é um dos pilares da Unesco-Unevoc que trabalha com educação profissional voltada para essas temáticas”, afirmou Almada.

Para Nickola Browne, da Unesco-Unevoc, trata-se de uma iniciativa importante na medida em que permite um novo olhar sobre a possibilidade de incentivar de maneira direta um ambiente de inovação, criando novas formas de motivar estudantes a desenvolverem seus projetos.

O Rio Entrepreneurship Programme, que termina nesta sexta-feira, 18/10, foi organizado pelo diretor de Internacionalização e Inovação do IFF e presidente da incubadora Tec Campos, Henrique da Hora.  Além dos servidores da Rede, participam da oficina representantes do Chile, Colômbia, México e Paraguai.

A capacitação tem como palestrantes o diretor-executivo da InstaQuadros, mentor da Plataforma Space e um dos organizadores do primeiro Hacking.Rio, Felipe Grossi; o diretor de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e fundador do parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maurício Guedes; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar pela Inovação na Bioeconomia, Paulo Ganime; e a presidente da WIPO Brasil, Isabella Pimentel.

A programação de hoje inclui as temáticas: From Public Politics to Entrepreneurial Development in TVET; The Impact of Entrepreneurial Training on the Local, Regional, and Global economy; Aspects of Intellectual Property in Entrepreneurial Environments and their relation to the TVET curriculum, e, por fim, o painel: The Global Impact of Innovative Entrepreneurship.

*hackathon – O termo vem da junção das palavras “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona) e é definido como um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é atender a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

Unesco-Unevoc e Conif – Unevoc é o Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica, um dos ramos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Centro implementa suas atividades por meio de uma rede mundial de instituições. Desde 2016, o Conif é um dos representantes no Brasil.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

 

FaLang translation system by Faboba