Durante o encontro foram estabelecidos cinco eixos de ação para 2016: Sul – Sul (a cooperação entre o Brasil e os países da América Latina e África), Europa – América do Norte (a realização de editais em conjunto), Idiomas (a intensificação da oferta do português para estrangeiros, além do espanhol e inglês para as instituições da Rede Federal), Educação Profissional Comparada (o aprendizado será equivalente para que exista uma melhor mobilidade entre os países), e a Pesquisa Aplicada (parcerias na área de inovação).
O coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Wilson Conciani, destacou o trabalho de cooperação Sul – Sul e o diálogo entre o Brasil e os países emergentes. “É importante desenvolver respostas aos desafios do ensino profissionalizante com as regiões de fronteira”, disse.
Para o presidente do Conif, as instituições da Rede Federal devem ampliar as diretrizes para a internacionalização e a mobilidade. “Precisamos fortalecer as parcerias internacionais para que os institutos federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II sejam cada vez mais multiculturais”, afirmou.
Nova gestão – Durante a reunião, foi eleita a nova coordenação do Forinter para os próximos dois anos. Fazem parte da nova composição: Gutenberg Albuquerque (coordenador – IFCE), Wagner Belo (vice-coordenador – IF Sudeste MG), Aurea Santos (secretária – IFPI), Renata Ferreira (segunda secretária – IFPR) e Carla Silva (suplente – IFNMG).
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202 / 3966-7203