Instituto Federal do Acre inaugura Espaço de Ciências

O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou um novo espaço de estudo e divulgação das ciências, em Rio Branco. Denominado Espaço Ifac de Ciências, o local é aberto para visitação do público e tem funcionamento de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 20h. O ambiente, que foi criado a partir de um projeto do professor do Ricardo Pereira, em conjunto com alunos e ex-alunos do Ifac, conta com modelos didáticos que retratam a história da Biologia.

Os materiais expostos vão desde a exemplificação das células animal e vegetal, passando pela fecundação e chegando até os sistemas fisiológicos. Além disso, o local também conta com um modelo humano que exemplifica o tecido muscular e o sistema esquelético.

Devido a diversidade de itens da exposição, o local é um ótimo destino para estudantes. De acordo com Ricardo Pereira, o ambiente também está aberto para o agendamento de escolas que tenham interesse em levar alunos para visitação. As solicitações podem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A inauguração do Espaço Ifac de Ciências, que aconteceu na última segunda-feira (11/9), faz parte da III Semana de Biologia do Ifac que está sendo realizada no campus Rio Branco. As atividades, que acontecem diariamente das 14h às 21h30, seguem até o dia 15 de setembro.

Trabalho manual – Pereira explica que os modelos foram construídos por alunos dos últimos períodos do curso de Ciências Biológicas. Segundo ele, devido à ausência destes materiais para ilustrar os conceitos aprendidos em sala de aula foi preciso usar a criatividade.

“Durante o período em que fui professor da disciplina de Fisiologia Humana e Comparada fiz o desafio para que os próprios estudantes construíssem os modelos que usaríamos em sala de aula. O trabalho foi tão bem feito que precisávamos expor em algum lugar. A partir daí surgiu a ideia de se criar o Espaço Ifac de Ciências”, explicou.

Inclusão – Além de montar os modelos didáticos, os estudantes também se preocuparam com a inclusão. O professor do Ifac explica que todos os itens que fazem parte da exposição foram feitos em alto relevo, além de conterem fichas de informações com descrição em braile.

“Para que as pessoas com deficiências pudessem ter acesso à informação, os trabalhos foram produzidos em texturas diferentes e com fichas descritas em braile. Além disso, em breve lançaremos o site do projeto, que também contará com vídeos explicativos em Libras”, ressaltou Pereira.

Novas exposições – Por ser um local destinado a exposições relacionadas à ciências, Ricardo Pereira explica que outras mostrar serão realizadas no local. A expectativa é de que a cada trimestre sejam expostos trabalhos diversificados. A próxima exposição deverá abordar a área de geologia e paleontologia. “A área da ciência é muito ampla e com isso vamos conseguir expor uma diversidade muito grande de temas no Espaço Ifac de Ciências”.

Primeiros visitantes – Estudante do primeiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifac, Delvanira da Silva Tomé, ficou surpresa com os detalhes dos trabalhos produzidos. “Estou muito curiosa e ansiosa para chegar nesta fase do curso. O trabalho feito pelos colegas ficou muito bom. Estou impressionada”.

Adriane Nogueira Lazzareti, que também é estudante do Ifac e uma das integrantes do projeto Espaço Ifac de Ciências, conta que é gratificante fazer parte da equipe. Para ela, aprender com os estudantes de períodos mais avançados vai contribuir para sua formação.

“Os trabalhos que foram realizados durante o projeto são de matérias que verei ainda entre o sexto e o sétimo período, mas como estou participando do projeto acabo tendo contato com este conteúdo desde agora. Isso tem sido muito importante, pois vou conseguir ampliar meu conhecimento”, ressaltou Adriane Lazzareti.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br