Ifac realiza aula inaugural da pós-graduação em Agricultura Familiar

Os 30 novos alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciaram as atividades da primeira pós-graduação em Agricultura Familiar ofertada pela instituição. Durante aula inaugural, realizada no campus Avançado Baixada do Sol, os estudantes conheceram um pouco mais das disciplinas e também os docentes que serão responsáveis por ministrar as aulas e orientar os trabalhos de conclusão do curso.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, juntamente com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, participou da aula e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição em prol da qualificação de servidores e também da comunidade, por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

“Temos trabalhado muito para ampliar a educação no Acre e esta pós-graduação é resultado disso. Quero parabenizar todos os profissionais do campus Avançado Baixada do Sol que estiveram e estão envolvidos neste projeto. A agricultura familiar é hoje responsável pelo alimento que chega à mesa da população brasileira. Ampliar os conhecimentos nesta área é importante, não apenas para quem atua com o setor, mas para o Acre e sua população”, destacou a reitora.

De acordo com Pedro Plese, a iniciativa tem contribuído para que outros campi do Ifac também iniciem os trabalhos para oferta de novas especializações. Além disso, ainda em seu discurso, o pró-reitor destacou o credenciamento do Ifac como polo para oferta de mestrado por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Diretora geral do campus Avançado Baixada do Sol, Hévea Maciel, durante a recepção aos novos alunos reforçou que a oferta da especialização em Agricultura Familiar é resultado também da necessidade em qualificar os profissionais do Acre que atuam na área.

“Identificamos essa necessidade e a partir daí demos início ao trabalho para a construção da pós-graduação em Agricultura Familiar. Sendo o campus voltado para a área de recursos naturais e tendo no corpo docente um grande número de doutores e mestres nesta área, durante cerca de um ano, junto com o corpo técnico e pedagógico da instituição, trabalhamos para a oferta desta pós-graduação. Hoje estamos chegando a mais uma etapa deste tão sonhado projeto”, afirmou Hévea Maciel.

De acordo com a gestora, a expectativa é de que outras especializações na área de recursos naturais sejam ofertadas. Para isso, os docentes e técnicos da unidade já estão trabalhando na formatação de novos projetos pedagógicos.

A primeira aula do curso de pós-graduação ainda contou com a participação do professor Abib Alexandre de Araujo, que fez a apresentação da especialização aos novos alunos. O docente, que atua no campus Avançado Baixada do Sol e será um dos professores da pós-graduação em Agricultura Familiar, é bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre (Ufac), mestre em Extensão Rural com especialização em Análise Econômica de Sistema de Produção Agrícola e ph.d. em Desenvolvimento Sustentável com Concentração em Desenvolvimento e Conservação Tropical, sendo ambos os títulos pela Universidade da Flórida (Estados Unidos).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto do Acre (Ifac).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br